Há mais um ativista a querer mandar na EDP Renováveis

Depois de um trio de fundos internacionais terem pedido lugar na administração da EDP Renováveis, agora há mais um investidor ativista a procurar assento na gestão da empresa liderada por Manso Neto.

Há mais um investidor ativista a quer um lugar no conselho de administração da EDP Renováveis. O fundo alemão Shareholder Value Management anunciou esta sexta-feira que comprou 2% da cotada portuguesa. E vai propor um nome para o board.

“A Frankfurter Aktienfonds für Stiftungen e outros fundos geridos pela Shareholder Value Management compraram recentemente 17,6 milhões de ações da EDP Renováveis, representando 2% do capital da companhia. Subsequentemente, a Shareholder Value Management empreendeu um esforço com outros acionistas minoritários, que detêm cerca de 6% dos votos, para requerer a nomeação de Alejandro Fernandez de Araoz para o conselho de administração“, lê-se no comunicado divulgado esta sexta-feira.

Este anúncio surge numa altura em que a EDP Renováveis EDPR 1,08% está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) da parte da China Three Gorges. Mas a oferta só avançará se os chineses forem bem-sucedidos na compra da maioria das ações da EDP — que detém 82% do capital da sua subsidiária de energias limpas.

A Shareholder Value Management aplaude o comportamento da EDP Renováveis e da EDP “por respeitarem o pedido ao incluírem a nomeação do diretor na ordem de trabalhos na próxima assembleia geral de acionistas da EDP Renováveis, que terá lugar a 27 de junho“.

“Além disso, a Shareholder Value Management acredita que a elevada qualidade dos ativos da EDP Renováveis, combinada com a inclusão da representação dos acionistas minoritários no governo da empresa, vai determinar a criação de valor para todos os acionistas”, diz o fundo alemão, que pretende manter uma relação “estável e de longo prazo” enquanto acionista da empresa liderada por Manso Neto.

Antes da Shareholder Value Management, um fundo que gera ativos no valor de três mil milhões de euros, já a Axxion, a Moneta Asset Management e a Massachusetts Financial Services haviam pedido à EDP Renováveis para passarem a estar representados na administração da empresa.

(Notícia atualizada às 13h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais um ativista a querer mandar na EDP Renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião