Cristiano Ronaldo faz proposta ao Fisco espanhol. Admite pagar 14 milhões em processo de fraude fiscal

  • ECO
  • 18 Maio 2018

O futebolista estará a tentar negociar um acordo no qual se declararia culpado dos delitos fiscais de que é acusado e pagaria 14 milhões de euros ao Estado espanhol, evitando assim sanções maiores.

Cristiano Ronaldo terá oferecido ao Fisco espanhol um acordo de 14 milhões de euros no qual se declararia culpado dos delitos fiscais de que é acusado, segundo escreve esta sexta-feira o jornal El Mundo, que acrescenta que o Fisco analisa agora a proposta.

O internacional português é suspeito de ter desviado cerca de 150 milhões de euros para uma conta offshore, para evitar a tributação dos seus direitos de imagem entre 2011 e 2014, resultando numa alegada fraude no valor de 14,7 milhões de euros. Se não houver acordo antes da ida a tribunal e Cristiano Ronaldo acabar por ser condenado, poderia vir a ter de pagar até ao sêxtuplo do valor em causa.

De acordo com o El Mundo, o acordo proposto por Cristiano Ronaldo é do pagamento de 14 milhões de euros, que incluiriam tanto a devolução do defraudado como a sanção, e a admissão de culpa nos quatro delitos fiscais em causa.

O caso de Ronaldo tornou-se público ao mesmo tempo que outras revelações no âmbito da investigação Football Leaks, cujas primeiras notícias surgiram ainda em 2016 envolvendo portugueses incluindo José Mourinho e Fábio Coentrão. O jornal El Mundo fez parte do grupo European Investigative Collaborations que trouxe à luz os casos de alegada fuga fiscal no futebol espanhol.

No caso de Mourinho, por exemplo, desde que começou a ser agenciado por Jorge Mendes (através da empresa Gestifute), há 14 anos, Mourinho terá começado a receber as receitas por direitos de imagem repartidos entre a Irlanda, as Ilhas Virgens Britânicas e a Nova Zelândia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cristiano Ronaldo faz proposta ao Fisco espanhol. Admite pagar 14 milhões em processo de fraude fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião