Quase 60 mil famílias saíram de incumprimento no último ano

O número de famílias que não cumprem com o pagamento das prestações do crédito recuou no último ano para um novo mínimo histórico. Cerca de 520 mil estavam em incumprimento no final de março.

É a um ritmo menor, mas a tendência mantém-se. O número de famílias em situação de incumprimento com os créditos continua a baixar. No último ano, perto de 60 mil agregados deixaram de estar em falha com o pagamento das prestações dos empréstimos. Perante este cenário, o número total de incumpridores recuou para um novo mínimo histórico. Foi o crédito ao consumo que o número de situações de incumprimento mais caiu.

De acordo com dados da Central de Responsabilidades de Crédito divulgados nesta terça-feira pelo Banco de Portugal, no final de março, existiam um total de 520.123 famílias cujos créditos estavam em situação de incumprimento. Este número é o mais baixo do histórico disponibilizado pela entidade liderada por Carlos Costa, que remonta ao início de 2009, ainda antes do espoletar da crise financeira. No espaço do último ano, houve 59.713 agregados a sair do incumprimento.

Esta redução das situações de incumprimento acontece num contexto em que a crise financeira parece estar ultrapassada, a economia dá passos mais firmes no sentido da recuperação e e os rendimentos das famílias também recuperam em paralelo com a queda do desemprego para níveis mínimos de quase 14 anos. Essa conjugação de fatores leva a que as famílias estejam melhor preparadas para fazer face aos compromissos com os créditos.

A quebra do número de devedores em falha com o pagamento das prestações é transversal às diferentes finalidades de crédito, mas é mais notória no crédito ao consumo. Neste segmento, existiam no final de março 461.563 famílias com empréstimos com pagamentos em atraso. É também um mínimo histórico, com 58.160 agregados a deixarem de estar em incumprimento no último ano.

Por se tratarem de créditos mais rápidos do que o que se passa com a habitação ajuda a explicar o facto de o consumo ser a finalidade em que o número de incumpridores mais caiu. Em março, este segmento era responsável por 2.326 milhões de euros de crédito malparado, 9,2% face ao total de empréstimos ao consumo.

Já no que respeita ao crédito à habitação, no último ano o número de situações de incumprimento encolheu em 19.129, para um total de 109.172 no final de março. Nessa ocasião, este segmento tinha à sua conta 2.842 milhões de euros de malparado, 4,2% face ao total do crédito à habitação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 60 mil famílias saíram de incumprimento no último ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião