Mais concorrência para o Slack. Agora é a Microsoft

A empresa de Satya Nadella tem uma nova ferramenta de comunicação para empresas. Ainda está em fase de testes e o objetivo é destronar o Slack e o HipChat.

Há uma nova ferramenta de comunicação para equipas. A Teams está a ser desenvolvida pela Microsoft e tem como objetivo ultrapassar aplicativos do mesmo género, como o Slack e o HipChat. A ferramenta suporta conversas em grupo, mensagens privadas, chamadas de voz e videoconferências.

A Microsoft Teams foi lançada esta quarta-feira e, para já, estará em fase de testes, disponível para os clientes do pacote Office 365. Segundo a Bloomberg, foi desenhada para se interligar com outros produtos como o Office e o Skype que, atualmente, já funcionam na cloud. A versão final deverá ser incluída no Office 365 Enterprise já no primeiro trimestre.

Uma das funcionalidades permite que os funcionários acedam rapidamente a ficheiros e aplicações usados com frequência. A ferramenta reúne também as notificações de plataformas como o GitHub e o Twitter e, além disso, suporta a integração de bots, pequenos programas informáticos capazes de automatizar certas tarefas.

Esta nova incursão da Microsoft no mercado dos aplicativos de comunicação corporativa online vem ao encontro das apostas de outras empresas como, por exemplo, a IBM. Em causa, um mercado em constante crescimento, numa altura em que o Slack é avaliado em 3,5 mil milhões de euros e, só em abril, angariou 200 milhões de euros numa ronda de investimento. Anualmente, as receitas desta startup chegam aos 100 milhões de dólares (90,8 milhões de euros).

De acordo com a Bloomberg, a Microsoft já tinha investido neste segmento, com a aquisição da Yammer em 2012 por 1,09 mil milhões de euros, ainda antes do nascimento do Slack. Trata-se de uma rede social para comunicação privada entre empresas, embora nunca tenha alcançado os mesmos patamares do Slack e do HipChat. A própria Microsoft chegou a entrar em conversações informais para aquisição do Slack, sem que isso levasse a um negócio.

Dado curioso é o facto de o Slack ter comprado uma página no edição do The New York Times desta quarta-feira, onde dá as boas-vindas ao novo concorrente, deixando até alguns conselhos à empresa liderada por Satya Nadella. Uma cópia do texto foi publicada no blogue do Slack, onde a startup garante que “tudo isto é mais difícil do que parece”.

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