“Nova era de paz” entre Coreias promete acordo de desnuclearização

  • Lusa e ECO
  • 27 Abril 2018

O encontro entre os líderes das coreias do Norte e do Sul é o terceiro do género desde o fim da guerra da Coreia, que terminou em 1953. Kim Jong-un saudou o nascimento de uma "nova era de paz". 

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in (à direita) e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un na Peace House em Panmunjom. EPA/YONHAP SOUTH KOREA OUT

Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in, acordaram, esta sexta-feira, tomar medidas para a “completa desnuclearização” da península coreana, durante a histórica cimeira realizada na fronteira entre os dois países.

“O Sul e o Norte confirmaram a sua meta comum de conseguir uma península livre de armas nucleares através da completa desnuclearização”, refere a declaração conjunta, assinada por ambos os líderes no final da cimeira.

Segundo a BBC News, Kim e Moon também acordaram em trabalhar no sentido de transformar o armistício, que colocou termo à Guerra da Coreia em 1953, em um tratado de paz ainda este ano. O Presidente da Coreia do Sul anunciou ainda que vai visitar a Coreia do Norte no outono deste ano.

De acordo com as imagens transmitidas em direto pelas televisões noticiosas internacionais, os líderes das coreias do Norte e do Sul cumprimentaram-se com um aperto de mão na zona desmilitarizada entre os dois países. Foi nesse local que decorreu a cimeira já classificada de “histórica” entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.

Esse aperto de mão entre os líderes da Coreia do Norte deu-se em cima da linha que separa os dois países, com ambos os líderes sorridentes e com o presidente da Coreia do Sul a dizer ao seu homólogo do norte: “Estou feliz por vê-lo”. De seguida Kim Jong-un deu um passo em frente e entrou em território sul-coreano, tendo de imediato convidado Moon Jae-in a saltar consigo a fronteira e pisar solo norte-coreano, novamente sob aplausos dos presentes.

"Uma história nova começa agora – no ponto de partida da história e de uma era de paz.”

Kim Jong-un

Presidente da Coreia do Norte

Segundo a France Press, antes de a cimeira ter início, Kim Jong-un saudou o nascimento de uma nova era de paz. “Uma história nova começa agora – no ponto de partida da história e de uma era de paz”, escreveu o líder norte-coreano no livro de honra colocado nas instalações, no lado sul da fronteira, onde decorrem as conversações. No arranque dos trabalhos, e segundo a Associated Press, Kim Jong-un disse a Moon Jae-in que não iria repetir o passado onde as duas partes se mostraram “incapazes de alcançar acordos”.

Já o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse ao líder norte-coreano que espera da cimeira a conclusão de um “acordo audacioso”.

“Espero que tenhamos discussões francas e que alcancemos um acordo audacioso a fim de oferecer ao conjunto do povo coreano e aos que querem a paz um grande presente”, disse Moon, citado pela France Press. Este encontro é o terceiro do género desde o fim da guerra da Coreia, que terminou em 1953.

Kim Jong-un disponível para visitar Seul

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mostrou-se disponível para visitar o palácio presidencial do seu homólogo do Sul, em Seul, anunciaram as autoridades sul-coreanas. A disponibilidade do líder norte-coreano surgiu, segundo fontes de Seul, citadas pela Associated Press, depois de Moon Jae-in ter sugerido a realização de mais cimeiras entre os dois líderes da península.

Segundo a mesma fonte, Kim Jong-un disse ainda ao seu homólogo que não voltaria a “interromper o seu sono matinal”, numa alusão a testes de mísseis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Nova era de paz” entre Coreias promete acordo de desnuclearização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião