Concertos de rock, fogos-de-artifício ou até mesmo jogos de futebol podem fazer tremer a Terra

  • Rita Frade
  • 16 Abril 2018

Estudo, realizado por especialistas em sismologia, revela que a atividade sísmica sentida numa cidade pode ser provocada por concertos de rock, fogos-de-artifício ou até mesmo por jogos de futebol.

A atividade sísmica sentida numa cidade pode ser provocada por eventos culturais, como concertos de rock, fogos-de-artifício ou jogos de futebol. Esta é uma das principais conclusões de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências da Terra Jaume Almera (ICTJA-CSIC), em Barcelona, e que foi apresentado terça-feira na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências (UEG) em Viena, Áustria.

Tudo começou com a instalação de uma estação sísmica no Instituto, apenas para dar a conhecer aos visitantes a ciência da terra, durante feiras ou outros eventos. Mas, uma análise aos resultados obtidos permitiu concluir que a terra treme, cada vez que os adeptos festejam um golo nas bancadas, isto porque o edifício do centro de investigação fica perto do estádio de futebol do Barcelona (Camp Nou).

De acordo com a BBC, o exemplo que melhor comprova essa “teoria” é a “reviravolta milagrosa do Barcelona frente ao Paris Saint-Germain, na edição anterior da Liga Dos Campeões“: depois de perder o jogo da primeira mão por 4-0, a equipa catalã conseguiu inverter o resultado e golear o PSG por 6-1, no jogo da segunda mão dos oitavos de final da competição, sendo que o último golo foi marcado aos 95 minutos.

A emoção por parte dos adeptos foi tal, que fez com que a cidade de Barcelona tremesse, como mostra a imagem que se segue.

Fonte: ICTJA-CSIC

Também os concertos de rock podem dar origem a sinais sísmicos, tendo em conta que “cada música tem um padrão específico“, explicou um dos autores do estudo à BBC.

Exemplo disso é o concerto que Bruce Springsteen deu, em 2016, no estádio Camp Nou, uma vez que, tal como mostra a imagem seguinte, se verifica um aumento exponencial das amplitudes sísmicas durante a música “Shout”:

Fonte: ICTJA-CSIC

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concertos de rock, fogos-de-artifício ou até mesmo jogos de futebol podem fazer tremer a Terra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião