PSD e CDS querem explicações no Parlamento sobre cancelamentos de voos da TAP

  • Lusa
  • 9 Abril 2018

O PSD quer ouvir a administração da TAP o CDS pede uma audição ao ministro do Planeamento e Infraestruturas. Poderão estar em causa falhas no cumprimento do serviço público.

O PSD pediu a audição, no Parlamento, da administração da TAP para dar explicações sobre os cancelamentos de voos. O CDS-PP quer ouvir o ministro do Planeamento e Infraestruturas, com a área dos transportes.

Em declarações à Lusa, o deputado Paulo Neves, do PSD, considerou “completamente inadmissível” a situação dos atrasos, nomeadamente para as regiões autónomas, da Madeira e dos Açores, prejudicando milhares de pessoas. “Só da Madeira, numa semana, foram cancelados 10 voos da TAP”, exemplificou o deputado social-democrata, para quem o Governo, que nomeia administradores para a empresa, “também é corresponsável” pela situação.

O CDS-PP também quer levar a questão à Assembleia da República e, como o PSD, quer uma audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, mas do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques. No texto do requerimento, a que a Lusa teve acesso, os centristas admitem que pode estar em causa o cumprimento das obrigações de serviço público, em especial para as regiões dos Açores e da Madeira, nomeadamente os regulamentos da União Europeia.

O CDS-PP entende que a empresa não está a cumprir a obrigação do serviço público entre um aeroporto da Comunidade e um aeroporto que sirva uma região periférica ou em desenvolvimento do seu território ou numa rota de fraca densidade de tráfego para qualquer aeroporto do seu território, se a rota em causa for considerada vital para o desenvolvimento económico da região que o aeroporto serve”, lê-se no texto apresentado pelos centristas.

No sábado, o Governo Regional da Madeira manifestou o seu desagrado junto das companhias aéreas TAP e easyJet, as únicas que operam regularmente na região, devido ao “cancelamento sucessivo” de voos nos últimos dias, informou o vice-presidente do executivo.

Pedro Calado reconheceu que o cancelamento de voos tem ocorrido por motivos operacionais das duas companhias, mas considerou importante também manifestar o desagrado uma vez que a Madeira, como região insular, está totalmente dependente das ligações aéreas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD e CDS querem explicações no Parlamento sobre cancelamentos de voos da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião