Metro de Lisboa vai gastar 210 milhões. Compra 14 composições

Metro de Lisboa vai modernizar as linhas Azul, Verde e Amarela e melhorar os sistemas de segurança e comprar 14 novas composições. Investimentos ascendem a 210 milhões de euros.

O Metropolitano de Lisboa foi autorizado a investir 210 milhões de euros na compra de 14 novas carruagens e na modernização dos sistemas de segurança e sinalização, avança um comunicado do Ministério do Ambiente.

O Conselho de Ministros desta quinta-feira aprovou uma “resolução que agiliza a execução das rubricas orçamentais relativas a empreitadas de grande e pequena dimensão nos domínios da manutenção e segurança das empresas públicas Transtejo, Soflusa, e Metropolitano de Lisboa, que aprova a Modernização dos Sistemas de Sinalização das suas linhas Azul, Verde e Amarela e a aquisição de novas composições“.

Na sequência desta decisão, o ministério de Matos Fernandes revela que o investimento será feito através de “leasing operacional e financiado pelo Fundo Ambiental”. O ministro das Finanças, que está a ser ouvido no Parlamento, especificou, segundo a Lusa, que a compra das 14 composições corresponde a sete comboios, cada um com duas unidades triplas, e que terá um custo de 110 milhões de euros. Já o novo sistema de sinalização e segurança representa um investimento de 100 milhões

Como o sistema atual “data dos anos 70”, o investimento vai reforçar a “segurança do serviço, o controlo e reorganização automática dos horários em situações de perturbação na circulação e o aumento das frequências de serviço, através da redução do intervalo entre comboios”, esclarece o ministério no mesmo comunicado.

Recorde-se que o Metro de Lisboa, em conjunto com o do Porto, vai poder usa cerca de 180 milhões de euros do Fundo de Coesão para financiar a expansão das linhas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa vai gastar 210 milhões. Compra 14 composições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião