“No Governo somos todos Centeno”, diz o ministro da Saúde

  • Lusa
  • 29 Março 2018

"Não vale a pena ir pelo caminho de que existirá um grande cisma no Governo entre o ministro da Saúde e o ministro das Finanças. Esse é um caminho errado e completamente esgotado", defende Adalberto.

O ministro da Saúde negou esta quinta-feira, no parlamento, a existência de qualquer cisma com o titular da pasta das Finanças e, perante as acusações da oposição neste sentido, garantiu: No Governo “somos todos Centeno”.

Adalberto Campos Fernandes falava na Assembleia da República durante um debate com caráter de urgência sobre o estado da saúde, solicitado pelo PSD, em resposta à deputada Isabel Galriça Neto (CDS), para quem, neste setor, “só falta mesmo um grupo de trabalho para apoiar os grupos de trabalho que o ministro da Saúde vai criando“.

Para o ministro da Saúde, Galriça Neto limitou-se a fazer um “exercício de contorcionismo político de falta de verdade”. “Não vale a pena ir pelo caminho de que existirá um grande cisma no Governo entre o ministro da Saúde e o ministro das Finanças. Esse é um caminho errado e completamente esgotado”, acrescentou.

"Em matéria de rigor orçamental, de crescimento e de sucesso das contas públicas, eu diria mesmo que no Governo somos todos Centeno.”

Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde

E para reforçar a ideia, Adalberto Campos Fernandes afirmou: “Em matéria de rigor orçamental, de crescimento e de sucesso das contas públicas, eu diria mesmo que no Governo somos todos Centeno”. Para o ministro da Saúde, a estratégia do Governo, com Mário Centeno como ministro das Finanças, contribuiu para a consolidação das contas públicas e para a credibilidade externa de Portugal.

“O discurso de que não havia alternativa morreu. Por isso, há tanta desorientação nas bancadas da oposição”, declarou. Em reação às críticas do CDS-PP, em particular, o ministro da Saúde referiu-se à participação dos democratas-cristãos no anterior executivo liderado por Pedro Passos Coelho. “Não há memória para tanta falta de memória“, disse Adalberto Campos Fernandes, dirigindo-se então à bancada do CDS-PP. As referências elogiosas de Adalberto Campos Fernandes a Mário Centeno não ficaram sem resposta da parte do PSD.

A deputada social-democrata Fátima Ramos aproveitou a ideia e, no final de um rol de críticas, em que enumerou uma série de carências nas unidades de Saúde, deixou um apelo a Adalberto Campos Fernandes: “Não seja Centeno. Olhe para as pessoas“. Ao longo do debate, têm sido várias as insinuações à alegada dependência da Saúde em relação às Finanças, com o PS, através do deputado António Sales, a assumir a defesa do Governo e a acusar a oposição de insistir num “exercício estéril que nada acrescenta à Saúde”.

A primeira intervenção de Moisés Ferreira (BE) foi um recado para os sociais-democratas: “Houvesse um pingo de vergonha na bancada do PSD e poupar-nos-ia a este espetáculo”. A afirmação motivou vários apupos da bancada social-democrata, aos quais Moisés Ferreira respondeu, afirmando que “a verdade incomoda”. O parlamento está esta manhã a analisar a situação da Saúde em Portugal, num debate solicitado com urgência pelo PSD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“No Governo somos todos Centeno”, diz o ministro da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião