Paulo Macedo: “Caixa vai fechar 70 a 80 balcões este ano”

Este ano, o encerramento de balcões vai ser idêntico ao do ano passado, entre 70 a 80 e as rescisões podem chegar aos 600 trabalhadores. Mas também haverá lugar para aumentos salariais e progressões.

O presidente da Caixa Geral de Depósitos revelou, em entrevista ao ECO24, que o banco público vai fechar, este ano mais 70 a 80 balcões. Nada que já não esteja previsto no Plano Estratégico da Caixa, garante Paulo Macedo, sem avançar as localizações escolhidas.

Segundo o gestor, que já foi ministro da Saúde, o número de balcões a encerrar este ano é idêntico ao do ano passado mas, em termos de rescisões a ambição é um pouco maior. Ou seja, reduzir os colaboradores num número superior a 500. A pré-reforma, aposentação e rescisões por mútuo acordo continuam a ser a porta de saída do banco, com condições ímpares face às praticadas nas outras instituições, garante Paulo Macedo.

No ECO24, um programa em parceria entre o ECO e a TVI, Paulo Macedo revelou ainda que este ano “haverá abertura para aumentos salariais”, mas também para progressões.

Um dos temas decorrentes do plano estratégico era o fecho de balcões. Há um ano discutia-se o fecho de Almeida. O que é feito de Almeida? E que lição tirou desse processo?

Tirei várias. A primeira foi que os clientes conseguiram manter a sua vida porque têm outro tipo de ofertas. A Caixa deu meios de pagamentos às pessoas para poderem utilizar os próprios ATMs. Houve um acordo para manter uma pessoa a tempo parcial para poder ajudar. Faz muito pouco apoio, mas faz algum. Uma das ilações é de que a Caixa manteve mais de 95% dos clientes e muito mais do que 95% do volume de negócios.
Depois, felizmente, trabalhámos em soluções e na generalidade dos clientes não houve ninguém que não recebesse a sua pensão, que não continuasse a ter serviços bancários, como aliás no resto do país.

Este ano vão fechar mais 37 balcões. Já estão identificados?

O número é maior do que esse. Será entre 70 e 80, em 2018. Está no plano. Não há nenhuma alteração.

Sabe-se o número de encerramentos entre 2016 a 2020. Mas o detalhe vai sendo ajustado.

É um número semelhante ao do ano anterior.

E já tem definidas as áreas geográficas? Quais os critérios seguidos?

Estamos a estudar. Os critérios são os da rendibilidade negativa, em segundo lugar, da proximidade e da localização de outros bancos, a distância do banco mais próximo da Caixa, e qual é a oferta existente. E um critério adicional que é a Caixa ter uma oferta junto das universidades, um mercado que queremos continuar a manter e onde temos um maior investimento… A Caixa investe muito mais nas universidade do que, por exemplo, na Culturget, que aliás faz 25 anos este ano e que temos orgulho em manter. Este tipo de pessoas é, claramente, clientes digitais. Temos também de fazer algum tipo de ajustamentos face a quem já faz tudo digital.

Basta ter um quiosque na faculdade?

Ter um ATS ou um ATM. E isso que as pessoas querem. E depois ter uma interação 24 horas por dia, que é o que um universitário quer, e comodidade.

O ano passado a redução de funcionários foi um pouco superior a 500. “Este ano, vamos ter um pouco mais”, frisou Paulo Macedo, lembrando que “são 1.200 ao longo de quatro anos”.Paula Nunes/ECO
Quando se fala em fecho de agências fala-se em saída de trabalhadores.

Vamos ter um número semelhante ao do ano passado. O ano passado tivemos cerca de 500 e pouco e, este ano, vamos ter um pouco mais. Mas como sabe são 1.200 ao longo de quatro anos. Aliás menos do que os números que outros bancos anunciaram recentemente.

Mas tendo em conta que teve lucros, e tendo em conta a inflação, há alguma abertura para haver aumentos salariais?

Há abertura para haver aumentos salariais. Inclusivamente já descongelamos parte das carreiras, porque a Caixa parece ser o único banco de dimensão que tem ainda progressões automáticas. Isso já foi feito. Inclusivamente, neste período de 14 meses, promovemos mais de 2.200 pessoas, entre obrigatórias e por mérito.

Falou de cerca de 600 rescisões, a boa parte foi por pré-aposentação?

A maior parte foi por pré-reformas, uma parte reformas e uma parte por rescisões por mútuo acordo. As pessoas na Caixa têm um sistema que não tem paralelo no país, com outros bancos ou com outro tipo de instituições, nem com a Função Pública em termos de condições de reforma e pré-reforma. Permite que as pessoas se reformem e tenham cerca de 90% do seu rendimento líquido. Reduzindo a Segurança Social podem ficar com um rendimento igual ou superior. Por outro lado, passou a haver a possibilidade de ter rescisões por mútuo acordo que era algo que ainda não tinha sido feito, o que levou a que, o ano passado tivéssemos muito mais pessoas a candidatar-se para sair da Caixa. Muito mais do que era o objetivo.

  • Paula Nunes
  • Fotojornalista

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Macedo: “Caixa vai fechar 70 a 80 balcões este ano”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião