Nasceram quatro mediadoras imobiliárias por dia em 2017

  • ECO
  • 23 Março 2018

O setor imobiliário vive dias animados. No ano passado, nasceram 1.385 mediadoras imobiliárias no país, uma média de quatro novas agências por dia.

Todos os dias nascem quatro imobiliárias em Portugal. Em apenas dois anos, as vendas terão crescido em torno de 50%, números da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) que surgem como consequência do boom no setor a que o país tem assistido, avançou esta sexta-feira o Diário de Notícias.

De acordo com o jornal, só em 2017 nasceram 1.385 mediadoras imobiliárias no país, o maior número de licenças a serem atribuídas de sempre. É um aumento de 30% face ao ano anterior e uma média de quatro mediadoras novas por dia. Isto compara com o ano de 2014, em que, por dia, quatro imobiliárias cessavam atividade. Em dezembro do ano passado, 5.445 mediadoras tinham atividade aberta em Portugal.

A explicar o impulso que o setor vive nesta altura estarão vários fatores, como o acesso ao crédito e a confiança das famílias. O DN recorda mesmo que, em algumas zonas de Lisboa e do Porto, a procura por casas já ultrapassou a oferta disponível e quem vive das comissões das vendas, que variam entre 3% e 5%, tem vindo a ter dias animados. E, neste ano de 2018, a estimativa é de uma subida de 30% nas vendas.

“Quem diria há uns anos que isto aconteceria, parece impossível, nós sempre a falarmos de crise, de crise, e agora isto”, afirmou Luís Lima, presidente da APEMIP, em declarações ao jornal. No entanto o responsável também lamentou que têm vindo a proliferar empresas imobiliárias sem licença e que não cumprem as obrigações legais: “Há uma parte do negócio deste mercado que está a ser feita por empresas que não são licenciadas e este é um problema até para o Estado”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasceram quatro mediadoras imobiliárias por dia em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião