Hoje nas notícias: Euribor, prémios nos CTT e incêndios

  • ECO
  • 22 Março 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

PS e BE querem refletir integralmente a taxa de Euribor negativa nos empréstimos da casa. Mas há mais temas a marcar a atualidade esta quinta-feira nos jornais: os políticos poderão vir a ser criminalmente responsabilizados pelos incêndios e a administração dos CTT vai, afinal, continuar a receber o prémio de mandato, depois de conhecidos os cortes nos salários dos gestores. Conheça estes e outros temas.

Euribor negativa vai dar crédito para descontar nos juros da casa

Os socialistas estão disponíveis para dar seguimento a uma proposta do BE que pretende obrigar a banca a refletir integralmente, nos empréstimos à habitação, a taxa de Euribor negativa. Segundo o Público, esta ideia estava congelada há mais de dois anos e prevê que seja criado um instrumento semelhante a um crédito de juros, que servirá para abater o empréstimo quando os juros subirem. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Políticos poderão ser responsabilizados criminalmente pelos incêndios

Não está excluído que alguns políticos venham a ser responsabilizados criminalmente pelos incêndios que lavraram em Portugal no passado mês de outubro e que tiraram a vida a 48 pessoas. Essa hipótese ainda estará a ser analisada e avaliada pelos investigadores que estão a realizar os inquéritos, que ainda não têm arguidos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Prémio de mandato nos CTT escapa a cortes

Apesar de distribuir mais do que o lucro em dividendos, o plano de reestruturação dos CTT, que também prevê a saída de trabalhadores, fez notícia pelo facto de os administradores dos Correios terem renunciado aos prémios de gestão de 2017 e 2018 e de o presidente executivo e o chairman verem o seu salário encolher em 25%. No entanto, avançou o Jornal de Negócios, afinal a administração dos CTT não abdicou do prémio pelo conjunto do mandato que se iniciou em no ano passado e tem fim em 2019. Este prémio deverá ser pago em 2020 e 2021. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios [acesso condicionado].

Linhas perigosas só têm obras para o ano

O dossiê da manutenção e modernização das linhas ferroviárias continua a marcar a atualidade, sobretudo depois de mais um descarrilamento esta semana — o quarto só este ano — que levanta preocupações sobre as condições de segurança. Só para o ano é que deverão arrancar as obras nos troços em pior estado, como é o caso do troço entre Ovar e Gaia — onde, de acordo com o Jornal de Notícias, “o percurso é feito de solavancos e constantes reduções de velocidade” dos comboios. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

EUA assumirão culpa pela contaminação das Lajes

Os Estados Unidos deverão assumir responsabilidades pela contaminação das Lajes, depois uma investigação que mostrou que existem 41 locais na ilha Terceira que estarão contaminados com hidrocarbonetos e que uma parte deles já apresenta risco de cancro acima do normal. Quem o afirma é a deputada socialista Lara Martinho, eleita pelos Açores. Leia a notícia completa no i (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Euribor, prémios nos CTT e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião