José Silvano é o novo secretário-geral do PSD

Rio escolheu José Silvano para ser o novo secretário-geral, lugar deixado vago por Barreiras Duarte. O deputado foi o coordenador do grupo de trabalho do polémico diploma do financiamento partidário.

Rui Rio escolheu José Silvano para ser o novo secretário-geral, lugar deixado vago por Feliciano Barreiras Duarte. Segundo um comunicado dos social-democratas enviado às redações esta segunda-feira, o deputado “começará a exercer funções de imediato no partido”. José Silvano — que apoiou Rio na corrida interna — foi o coordenador do grupo de trabalho do financiamento dos partidos cujo diploma final aprovado pelo PSD, PS, PCP e BE foi vetado pelo Presidente da República e mereceu a crítica de Rio.

Contactado pelo ECO, José Silvano confirmou que aceitou o convite de Rui Rio, mas remeteu declarações para uma conferência de imprensa esta terça-feira na sede do PSD. No final do ano passado, o social-democrata esteve no centro das atenções por ter sido o coordenador do grupo de trabalho que acordou o polémico diploma sobre o financiamento partidário. Na altura, na qualidade de candidato, Rio atacou o processo liderado por José Silvano por ter sido “a correr para ver se ninguém vê”.

Esta nomeação deverá ser ratificada na próxima Comissão Política Nacional, agendada para 28 de março, e, posteriormente, no Conselho Nacional do PSD“, anuncia o partido em comunicado. Atualmente José Silvano pertence à comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias e é coordenador da comissão eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

A demissão de Feliciano Barreiras Duarte foi apresentada este domingo e aceite pelo presidente do PSD. O também deputado social-democrata decidiu sair após as polémicas sobre o seu currículo académico e sobre a morada fiscal que deu no Parlamento. “Espero que a minha demissão faça cessar os ataques à direção do PSD e permita que o Dr. Rui Rio“, lia-se no comunicado onde divulgou a decisão.

Um dia depois, Rio escolheu José Silvano para o lugar. O nome do deputado ainda terá de ser ratificado pela Comissão Política Nacional e pelo Conselho Nacional do PSD — neste último órgão a atual direção do partido não tem maioria.

José Silvano, de 61 anos, é natural de Vila Real, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Mirandela. É licenciado em direito e, segundo o comunicado, já foi vogal da Comissão Política Nacional do PSD e membro do Conselho Nacional.

(Notícia atualizada às 19h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Silvano é o novo secretário-geral do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião