Eurodeputados aprovam nomeação de De Guindos para o Banco Central Europeu

  • Lusa
  • 27 Fevereiro 2018

Os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu acabam de aprovam a indicação do espanhol Luis De Guindos para vice-presidente do BCE.

Os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu (Econ) aprovaram, esta terça-feira, a indicação do ministro das Finanças espanhol, Luis De Guindos, para vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), pedindo melhorias no processo de nomeação.

A nomeação, pelo fórum dos ministros das finanças da Zona Euro (Eurogrupo) de De Guindos para substituir o português Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE, foi aprovada na Econ por 27 votos a favor, 14 contra e 13 abstenções.

Falta agora a aprovação pela sessão plenária da assembleia europeia, agendada para março.

Os eurodeputados expressaram, no entanto, reservas sobre o processo de seleção, sobre o equilíbrio de género no BCE e a independência política do espanhol.

A Econ pediu ainda ao Conselho da UE que envolva mais o Parlamento Europeu (PE) no processo de futuras indicações, uma vez que este é consultado, mas não tem direito de veto.

De Guindos tornou-se, na semana passada, o único candidato ao posto que Constâncio – cujo mandato termina em 31 de março – depois do presidente do Banco Central Irlandês, Philip Lane, ter desistido da corrida ao cargo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurodeputados aprovam nomeação de De Guindos para o Banco Central Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião