5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 7 Fevereiro 2018

É dia de saber como ficou o ano 2017 em relação ao desemprego em Portugal e de conhecer as previsões de inverno da Comissão Europeia

Esta quarta-feira é dia de saber como ficou o ano 2017 em relação ao desemprego em Portugal e de conhecer as previsões de inverno da Comissão Europeia. Em Mafra, a COTEC vai discutir o futuro do trabalho, enquanto em Lisboa os principais responsáveis pelos bancos nacionais vã falar de transformação digital no setor.

Desemprego fecha o ano em 7,8%?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira os dados do desemprego relativos a dezembro de 2017, sendo que já há previsões. Após ter descido de 8,4% para 8,1% em novembro, o INE aponta para que, em dezembro, a taxa de desemprego volte a cair para 7,8%. A confirmar-se, será preciso recuar a 2004 para encontrar uma taxa tão baixa.

Comissão Europeia avalia economia da Zona Euro

A Comissão Europeia divulga o seu Boletim de Inverno, com as últimas previsões macroeconómicas para os países da Zona Euro. Portugal espera ver uma aproximação entre as projeções do Governo e as da Comissão, principalmente no que diz respeito ao Produto Interno Bruto, ao défice e à dívida pública. A Comissão deverá ainda confirmar um cenário favorável em toda a Europa, depois de já ter revisto em alta as projeções de crescimento económico.

União Europeia e Reino Unido voltam às negociações

Os responsáveis pelas negociações do Brexit vão estar reunidos para uma nova ronda de conversações. Michael Barnier, do lado da Comissão Europeia, e David Davis, o defensor dos interesses britânicos, vão abordar aspetos técnicos da saída do Reino Unido como a definição das fronteiras com a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, bem como as relações bilaterais entre os países. No Parlamento Europeu também será debatida a proposta de redistribuição dos lugares do Reino Unido neste órgão.

COTEC Europa debate futuro do trabalho

O Convento de Mafra acolhe o XII Encontro COTEC, que lança um olhar sobre o futuro do trabalho e deixa o desafio de repensar a aliança entre os humanos e a tecnologia. Para além da presença dos responsáveis dos três países aliados no projeto COTEC, Portugal, Espanha e Itália, Marcelo Rebelo de Sousa, Sergio Matarella e Filipe IV de Espanha estarão presentes nesta discussão.

Bancos portugueses juntos para falar de fintech

O Banking Summit começou esta terça-feira, mas é nesta quarta que os responsáveis pelos principais bancos nacionais se vão focar na transformação digital e debater o impacto para o setor. Nesta conferência, organizada pela Associação Portuguesa de Bancos e a SIBS, Paulo Macedo, Nuno Amado, António Vieira Monteiro, António Ramalho e Pablo Forero vão a palco mostrar a visão da banca. Este último dia de conferência conta também com a presença de Carlos Moedas, Mário Centeno e António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião