Cisco deixa em aberto expansão do negócio em Portugal

A hipótese de um novo investimento em Portugal pode não estar afastada para o líder da Cisco na Europa. Mas isso "depende" dos resultados do trimestre, disse Edwin Paalvast ao ECO.

Edwin Paalvast é presidente da Cisco Systems na Europa, Médio Oriente, África e Rússia.Tim Bishop/timbismedia, via Cisco

O presidente da Cisco Systems para o mercado europeu mostrou-se “impressionado” com o que Portugal tem feito nos últimos tempos e deixou em aberto a possibilidade de vir a realizar novos investimentos no país, embora sem clarificar ou especificar detalhes. À margem de uma conferência da empresa em Barcelona, Edwin Paalvast, líder da multinacional na região EMEAR (Europa, Médio Oriente, África e Rússia), respondeu que isso “depende de quão bom for o negócio”, numa altura em que a Cisco se prepara para apresentar resultados no próximo dia 14 de fevereiro.

A Google vai instalar em Oeiras um centro de serviços e hub tecnológico, um investimento que deverá estar concluído este ano. Também foi notícia na última semana que a Amazon se prepara para entrar no mercado português, estando a negociar um espaço no Porto, onde deverá instalar um polo voltado para a cloud. Mas o cenário é diferente para a Cisco, que já tem operações no país há vários anos. A companhia desenvolve software e hardware no segmento das infraestruturas de redes. Sofia Tenreiro, que ocupou posições de topo na Microsoft Portugal entre 2017 e 2015, é a diretora-geral da empresa desde essa altura.

Questionado sobre uma eventual expansão das operações da Cisco em Portugal, Edwin Paalvast não se quis comprometer, mas também não afastou a ideia. “Depende de quão bom for o nosso negócio”, disse, recusando fazer mais comentários por ainda não terem sido divulgados os resultados trimestrais. “Sem falar do último trimestre, nos anos anteriores tem sido muito bom. Estou bastante impressionado com o que o país tem feito e particularmente com o que a Cisco tem feito no país”, referiu o presidente.

A empresa promove esta semana uma conferência em Barcelona, a Cisco Live, que é o maior evento anual da marca na Europa. Espera-se que 10.000 a 15.000 pessoas passem esta semana pelo centro de exposições da Fira Barcelona na região de Gran Via para visitar o evento, de acordo com fontes ligadas à companhia.

Toda a gente quer estar em Portugal. Por isso, podemos atrair pessoas de toda a região EMEAR ou mesmo de todo o mundo para viverem lá.

Edwin Paalvast

Presidente da Cisco Systems na região EMEAR

“Há imenso talento” em Portugal

À margem da conferência Cisco Live, Edwin Paalvast, em exclusivo ao ECO, elogiou o mercado português, onde diz que “há imenso talento”. “Toda a gente quer estar em Portugal. Por isso, podemos atrair pessoas de toda a região EMEAR ou mesmo de todo o mundo para viverem lá. Localmente, também há imenso talento. É isso que estamos a explorar”, garantiu. E sublinhou: “Se olharmos para os dois centros que temos na região, Cracóvia [Polónia] e Portugal, têm sido os centros chave onde empregamos pessoas novas.”

O executivo revelou também que pelo menos um alto cargo da multinacional falou com figuras do Governo português por ocasião do Web Summit, em novembro do ano passado. “O John Chambers esteve no Web Summit e encontrou-se com muitos executivos e oficiais do Governo [português]. Isso confirma o nosso compromisso para com Portugal”, afirmou. John Chambers é o histórico líder da Cisco que ocupou cargos como o de CEO e o de chairman executivo da multinacional. Deixou o conselho de administração da Cisco em dezembro do ano passado, depois de 24 anos na empresa.

O ECO viajou para Barcelona a convite da Cisco Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cisco deixa em aberto expansão do negócio em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião