Há quatro portugueses na lista da Forbes dos jovens “mais brilhantes”

  • ECO
  • 23 Janeiro 2018

Forbes selecionou 300 jovens europeus como os "mais brilhantes" e inovadores da Europa. Na lista, há quatro portugueses, da política à moda, passando pelo ballet.

Já são conhecidos os 300 jovens com menos de 30 anos escolhidos pela Forbes como os “mais brilhantes” da Europa… e entre eles há quatro portugueses. Na categoria “Retalho & Comércio”, foram distinguidas Filipa Neto e Lara Vidreiro, da Chic by Choice. No que diz respeito ao “Direito & Comércio”, o holofote recai sobre Francisco Rodrigues dos Santos, da Juventude Popular (CDS-PP). Já na categoria “Arte & Cultura”, o escolhido foi o bailarino Marcelino Sambé.

Chic by Choice assenta no princípio da “rotação de roupas”.Facebook

A revista Wired já tinha selecionado a startup lisboeta Chic by Choice como uma das mais sexy da Europa, em setembro. Fundado em 2012 por Neto e Vidreiro, este serviço permite aos seus clientes alugarem roupa de luxo, numa lógica de economia de partilha aplicada à moda.

A Forbes destaca também que a pequena empresa já levantou dois milhões de euros e está presente em 15 mercados europeus. “A Chic by Choice aspira a ser a Rent the Runway da Europa”, realça ainda a publicação, referindo-se ao serviço norte-americano de aluguer de peças de vestuário e acessórios.

Francisco Rodrigues dos Santos lidera Juventude Popular (CDS-PP).Facebook

Jovens? Sim, mas memoráveis

Os 300 criativos, empreendedores e líderes escolhidos, este ano, pela Forbes representam 34 países europeus. “Podem ser jovens, mas ficarão para a história“, anuncia a publicação.

No campo da política, o português Francisco Rodrigues dos Santos foi distinguido pelo seu papel na evolução da Juventude Popular, grupo político ligado ao CDS-PP. “O Francisco ajudou a organização a crescer, ultrapassando os 20 mil afiliados e duplicando o número de membros da JP eleitos, nas eleições autárquicas“, lê-se na revista.

Na sua página do Facebook, o advogado agradece a “raríssima distinção” à sua família, amigos e colegas, bem como à organização política que comanda, ao partido democrata-cristão, aos seus adversários e a Portugal. “À JP e aos seus militantes por obrigarem a superar-me todos os dias para merecer liderá-los, ao CDS por ser o pináculo da minha missão política, aos meus adversários, por me exigirem estudo e aperfeiçoamento constantes e ao meu País, por me conceder a superior honra de poder servi-lo”.

Marcelino Sambé foi distinguido na categoria Arte e Cultura.Facebook

Dançar até ao topo

Marcelino Sambé é o quarto português a merecer, este ano, a atenção da Forbes. O bailarino nasceu na capital portuguesa e estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, antes de se juntar à companhia britânica The Royal Ballet. Desde 2014, o bailarino português já participou em múltiplos espetáculos, como O Quebra Nozes — ballet no qual interpretou a personagem de Quebra Nozes — Romeu e Julieta (no papel de Mercúcio), Lago dos Cisnes e Giselle.

Sambé é também um grande coreógrafo e foi selecionado como um dos coreógrafos emergentes do Reino Unido pela Youth Dance England, em 2012″, sublinha a Forbes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há quatro portugueses na lista da Forbes dos jovens “mais brilhantes”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião