Jerónimo Martins abre o apetite na bolsa. PSI-20 sobe

A Jerónimo Martins revelou um crescimento de 12% nas vendas do quarto trimestre de 2017. Superou as expetativas.

A Jerónimo Martins dá vida à bolsa de Lisboa, com uma subida acima do 1,5% na abertura. A praça lisboeta abre assim no verde, embora resultados mais positivos sejam travados pelo desempenho negativo da Galp, com perdas de quase 1%.

A empresa de Soares dos Santos arranca em alta, a valorizar 1,78% para os 16,87 euros por título. Ontem após o fecho, a Jerónimo Martins reportou as vendas preliminares do quarto trimestre de 2017, apresentando um crescimento de 12% que superou em 2% as estimativas CaixaBank BPI Research e do consenso do mercado.

As vendas em Portugal e na Polónia suportaram os ganhos, confinando os resultados mais desapontantes ao mercado colombiano. De acordo com os analistas do CaixaBank, este mercado definirá o sentimento dos investidores daqui em diante. Já a apreciação da moeda polaca joga a favor da cotada: “é possível que as estimativas do resultado por ação aumentem (entre 2% e 3%)”, preveem os analistas.

O PSI-20 segue com ganhos de 0,20% para os 5655,730 pontos. BCP também ajuda à maré positiva da bolsa, com uma valorização dos títulos de 0,50%, para os 30,23 cêntimos. A subida é modesta à conta da Galp, que pesa negativamente no índice. Segue a cair 0,92% para os 16,13 por ação.

Nota negativa também para os CTT, que registam uma quebra de 0,31% para os 3,83 euros. A empresa de correios viu no dia anterior os critérios no serviço postal universal a serem apertados pelo regulador, a Anacom. Em comunicado à imprensa, os CTT dizem que esperam que os novos critérios definidos pela Anacom para o serviço postal universal não comprometam sustentabilidade do negócio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins abre o apetite na bolsa. PSI-20 sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião