António Costa anuncia que défice de 2017 ficou em 1,2%, abaixo dos 1,4% previstos pelo Governo

O primeiro-ministro anunciou, esta segunda-feira, que o défice de 2017 deverá ser de 1,2% do PIB. É a primeira vez que Costa atira com um valor, depois de ter dito que este ficaria abaixo dos 1,3%.

O primeiro-ministro anunciou, esta segunda-feira, que o défice em 2017, deverá cifrar-se em 1,2% do PIB e a dívida em 126,2%. Costa falava num almoço com a presença de 50 empresários da região norte, organizado pela Fundação AEP, no Porto.

Esta é a primeira vez que António Costa fala de 1,2% para o défice orçamental, depois de no final de dezembro ter feito saber que este deveria situar-se abaixo do 1,3%, já abaixo da previsão inicial do Governo e que apontava para 1,4% do PIB.

Já este domingo, Marques Mendes no comentário habitual na SIC, avançava que o défice a e a dívida deveriam ficar nos 1,2% do PIB e nos 126,2%, respetivamente.

António Costa, que chegou com mais de meia hora de atraso ao almoço, começou por fazer um pequeno discurso onde entre outras coisas voltou a afirmar que 2017 foi um ano com boas notícias ao nível económico.

“2017 foi um ano económico com boas notícias, em que se verificou o maior crescimento da economia desde o início do século, forte com forte redução do desemprego, como hoje foi anunciado, com a taxa a atingir em outubro os 8,4% e podendo chegar a dezembro com uma taxa de 8,2%”, referiu o primeiro-ministro.

Continuando a olhar para a macroeconomia referiu que o forte crescimento da economia se fica a dever sobretudo ao investimento privado e ao aumento das exportações. Para Costa “a nossa economia tem agora um novo paradigma” isto “num contexto em que prosseguiu com a trajetória de redução do défice e da dívida pública que deverá atingir os 126,2% do nosso PIB, em dezembro, e com um défice abaixo de 1,5% e que rondará o 1,2% do produto”.

Agora, diz Costa é preciso “olhar para 2018 com outro olhar por forma a vermos como podemos sustentar este crescimento”.

Durante o almoço que é fechado aos jornalistas, Costa deverá ser questionado pelos empresários presentes sobre quais as perspetivas que o Governo tem para 2018.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa anuncia que défice de 2017 ficou em 1,2%, abaixo dos 1,4% previstos pelo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião