Saiba quais as profissões mais procuradas pelas empresas

Profissionais das tecnologias de informação foram os mais procurados pelas empresas em 2017. Programadores, responsáveis de manutenção e engenheiros de processos lideraram o ranking.

Programadores, responsáveis de manutenção e engenheiros de processos foram os profissionais mais procurados em 2017. Quem o diz é a Spring Professional, uma empresa especializada em recrutamento, com base nos critérios de procura dos seus clientes. Funções associadas às tecnologias de informação ocupam lugares de topo.

Das 3.000 partilhas de ofertas diárias registadas na empresa de recrutamento, os profissionais ligados às tecnologias de informação conseguiram destacar-se. Logo depois vem a procura pelas “áreas dos recursos humanos, especialmente pelos perfis de Business Partners, e a de atenção ao cliente”, pode ler-se no comunicado enviado pela Spring Professional.

A procura gradual pelo setor tecnológico deve-se, em parte, à evolução do mercado de trabalho. As empresas, sejam de média ou grande dimensão, sentem necessidade de acompanhar a digitalização, numa tentativa de competição para com as restantes. “Percebemos claramente que as funções associadas às tecnologias de informação se encontram no topo. Tem sido uma tendência registada não apenas no ano anterior, como já há algum tempo“, diz Catarina Carvalho, diretora da Spring Professional.

“Para este ano, perspetivamos um crescimento superior a 20% para a procura de profissões orientadas para as novas tecnologias“, acrescenta a responsável. Relativamente às faixas etárias, os mais jovens viram-se rodeados de mais oportunidades, nomeadamente os recém-licenciados, um cenário que, no entanto, não tem ainda reflexo numa melhoria dos dados do desemprego jovem. Portugal foi o quarto país da UE onde o desemprego jovem mais cresceu, entre setembro e outubro, apesar da retoma económica. Passou de 24,6% para 25,6%. A formação desadequada e as novas regras de estágio explicam a subida, avança o Público esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba quais as profissões mais procuradas pelas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião