Tensão na Catalunha ameaça 16% das exportações portuguesas para Espanha

Catalunha foi a segunda comunidade espanhola que mais importou de Portugal. Fórum para a Competitividade alerta para a tensão política que ameaça não só Espanha, mas comércio com Portugal.

A viver momentos de instabilidade por causa da onda independentista que se ergueu sobretudo no final do ano passado, a Catalunha não representa apenas uma ameaça para a economia espanhola. Portugal que o diga. Os catalães são os segundos maiores importadores espanhóis de bens e serviços portugueses. “A tensão política que se vive em Espanha, para bem de todos, deveria desaparecer”, alerta a economista Inês Cruz, do Fórum para a Competitividade.

De acordo com a economista, a Catalunha foi, depois da Galiza, a comunidade espanhola que mais importou de Portugal em 2016, respondendo por quase 16% (cerca de 1.700 milhões de euros) do total das compras espanholas no mercado português. Dados que posicionam “Portugal como o 11º fornecedor da Catalunha”, sublinha Inês Cruz na nota de conjuntura de dezembro do Fórum para a Competitividade.

“Por outro lado, a Catalunha foi a comunidade que mais exportou para Portugal”, tendo respondido por 24% das exportações que vieram de Espanha. “Portugal era em 2016 o quarto principal cliente da Catalunha“, frisa a economista, lembrando que a região coloca-se como uma das 15 principais economias da União Europeia, “tendo mesmo ultrapassado em 14% o Produto Interno Bruto (PIB) português em 2016”.

"Compreende-se agora melhor a tensão política que se vive em Espanha e na Catalunha, tensão essa que, para bem de todos, deveria desaparecer. O problema é que não se vê bem como, pelo menos no curto prazo.”

Inês Cruz

Fórum para a Competitividade

“Compreende-se agora melhor a tensão política que se vive em Espanha e na Catalunha, tensão essa que, para bem de todos, deveria desaparecer. O problema é que não se vê bem como, pelo menos no curto prazo“, reforça Inês Cruz.

Só em 2016, a Catalunha gerou 212.000 milhões de euros e afirmou-se como a região que mais contribuiu para o crescimento da economia espanhola — foi responsável por 19% do PIB do país.

Nas últimas eleições na Catalunha, os partidos independentistas obtiveram 70 dos 135 lugares do parlamento, um número que sobe para 78 lugares se forem contabilizados os defensores de um novo referendo legal (partidos independentistas mais CatComú-Podem). No entanto, o partido vencedor das eleições foi o Cidadãos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensão na Catalunha ameaça 16% das exportações portuguesas para Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião