Maior investimento do Ferrovia 2020 avança no início de 2018

  • ECO
  • 29 Dezembro 2017

Serão publicados esta sexta-feira, em DR, quatro portarias que autorizam a verba para o arranque do projeto ferroviário do corredor internacional Sul. Concursos arrancam no primeiro trimestre.

O Governo deverá lançar já no primeiro trimestre de 2018 os concursos de um investimento de 422 milhões de euros relacionado com o projeto ferroviário do corredor internacional sul, que ligará Sines à fronteira, deverá entrar ao serviço no final de 2021 e contará com um investimento total de 626 milhões. Segundo avança esta sexta-feira o Jornal de Negócios, vão ser publicadas ainda neste dia as quatro portarias que autorizarão a Infraestruturas de Portugal a repartir custos do projeto.

O montante que será investido pelo Estado totaliza os 264 milhões de euros, sendo que o restante capital deverá ser assegurado pelos fundos do mecanismo Interligar a Europa. É o primeiro passo concreto no sentido da “concretização do maior investimento ferroviário em várias décadas em Portugal”, como o classificou Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, citado pelo jornal.

Em causa, para já, está:

  • A construção da ligação Alandroal – Linha do Leste, que custará 220 milhões de euros, 132 milhões investidos pelo Estado;
  • A construção do subtroço Freixo – Alandroal, que custará 105 milhões de euros, 63 milhões investidos pelo Estado;
  • A construção da ligação Évora Norte – Freixo, que custará 70 milhões de euros, 42 milhões investidos pelo Estado;
  • Um contrato de prestação de serviços de fiscalização da construção da nova ligação de Évora à Linha do Leste, com um custo de 27 milhões de euros para os cofres do Estado.

Em declarações ao Jornal de Negócios, o ministro Pedro Marques salientou ainda que existem condições para o arranque do projeto “no primeiro trimestre do próximo ano”. O projeto faz parte do plano Ferrovia 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior investimento do Ferrovia 2020 avança no início de 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião