Nintendo Switch é o novo Pokémon Go? Na bolsa não…

A reação dos mercados à nova consola da Nintendo foi negativa. Em vez de simular o efeito Pokémon Go do verão, a Nintendo Switch fez as ações caírem.

A Nintendo apresentou esta quinta-feira uma nova consola e a reação dos mercados não se fez esperar. Nos Estados Unidos as ações subiram ligeiramente (2,45%), mas a seguir a bolsa de Tóquio desvalorizou 6% e na Alemanha encontra-se a cair 6,29% (às 11h45 de Lisboa).

O nome mudou de Nintendo NX para Switch, mas os rumores sobre as funcionalidades confirmam-se: a aposta da gigante japonesa é no entretenimento familiar em casa. A consola é versátil, mudando de formato consoante queremos que seja uma box tradicional ou um dispositivo portátil e pequeno. O preço ainda não foi divulgado, mas já se sabe que o lançamento oficial está marcado para março.

A mobilidade aliada ao uso doméstico tradicional é a aposta, mas parece que os investidores não gostaram e o efeito Pokémon Go sentido nas ações da empresa durante o verão não encontrou similar com este anúncio. Depois de ter falhado a aposta na Wii U — que foi tanto ultrapassada pela PlayStation 4 como pela Xbox –, a Nintendo Switch não parece, para já, vir a mudar esse panorama.

Se as vendas desta nova consola desapontarem as expectativas é provável que a empresa se veja forçada a seguir mercados mais lucrativos ou com capacidade de evolução positiva como é o caso dos smartphones ou tablets. Para já, os investidores dão nota negativa à Nintendo Switch, algo que se deve refletir esta tarde quando a bolsa norte-americana abrir.

Bolsa de Tóquio. Valor em ienes japoneses. Fonte: Bloomberg
Bolsa de Tóquio. Valor em ienes japoneses. Fonte: Bloomberg

Para o futuro é crucial que a empresa consiga captar novos jogos que se tornem mainstream no aparelho, aumentando a oferta e tentando replicar o sucesso do Pokémon Go. Algo que pode mudar também se continuar a apostar nos smartphones e levar o Super Mário ou o jogo Zelda para os smartphones, apostando na nostalgia dos jogadores mais velhos.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nintendo Switch é o novo Pokémon Go? Na bolsa não…

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião