Com decisão do juíz, Puigdemont tem duas opções: ausência ou detenção

  • ECO
  • 6 Dezembro 2017

Juiz do Tribunal Supremo retirou as ordens internacionais de detenção mas manteve a nacional. Isto deixa duas opções a Puigdemont: ou eterniza a sua ausência de Espanha ou volta e é detido.

Ou continua em fuga por tempo indefinido ou volta a Espanha e é detido. São estas as duas opções que Puigdemont tem, depois de o juiz do Tribunal Supremo ter retirado as ordens internacionais e europeias de detenção contra o ex-presidente da Catalunha e quatro antigos ministros, mantendo, porém, a ordem nacional, escreve o El País (acesso livre /conteúdo em espanhol).

A decisão do juiz Pablo Llarena marcou o primeiro dia da campanha eleitoral catalã, rumo às eleições de 20 de dezembro. Mas esta também parte de uma situação insólita, escreve o jornal espanhol: três candidatos estão presos — nomeadamente o número um da ERC, Oriol Junqueras — e cinco encontram-se em Bruxelas — entre os quais, o ex-presidente Carles Puigdemont, que lidera o movimento Juntos pela Catalunha.

A decisão vai agora obrigar Puigdemont a repensar planos de defesa, que o levaram a viajar para a Bélgica. E, portanto, ou alarga o período de ausência de forma indefinida — ficando na Bélgica ou em qualquer outro país — ou volta a Espanha e sabe que é detido imediatamente. Depois das eleições, o Parlamento terá de ser constituído até 23 de janeiro — se Puigdemont, candidato a presidente, quisesse tomar posse como deputado teria de voltar a Barcelona e seria detido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com decisão do juíz, Puigdemont tem duas opções: ausência ou detenção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião