Rio: Centeno no Eurogrupo será “excelente notícia”

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2017

O candidato à liderança do PSD vê como positiva a eleição de Centeno para liderar o Eurogrupo, mas "o mérito tem de ser repartido pelos dois governos", este e o anterior.

O candidato à liderança do PSD Rui Rio disse que, se Mário Centeno conseguir ser eleito líder do Eurogrupo, será uma “excelente notícia” e o mérito terá de ser repartido entre o anterior e o atual Governo.

“O mérito tem de ser repartido pelos dois governos. Tem de ser repartido pelo Governo anterior, por tudo aquilo que fez, e tem de ser repartido pelo Governo atual por tudo aquilo que também fez e, portanto, eu acho que para Portugal é uma excelente notícia”, disse Rui Rio aos jornalistas, à margem de uma sessão com militantes do PSD em Fátima, distrito de Santarém.

Embora considerando que o cargo de líder do Eurogrupo não é “absolutamente determinante”, Rui Rio considerou que é um cargo “que pode ter alguma influência sobre aquilo que podem ser as políticas europeias”.

“E, portanto, Portugal e os países do Sul ganham com isso e esperemos que os do Norte também ganhem por força de uma maior unidade europeia”, argumentou.

"O mérito tem de ser repartido pelos dois governos. Tem de ser repartido pelo Governo anterior, por tudo aquilo que fez, e tem de ser repartido pelo Governo atual por tudo aquilo que também fez.”

Rui Rio

Candidato à liderança do PSD

Questionado sobre se entende que há o perigo da eventual eleição como líder do Eurogrupo poder levar Mário Centeno a descurar a função de ministro das Finanças, Rui Rio disse esperar que isso não aconteça.

“Todo o Governo português e em particular o Dr. Mário Centeno, quando aceita um cargo desses, está consciente de que vai ocupar uma parte do seu tempo fora de Portugal, mas que tem o ministério das Finanças e toda a equipa das Finanças preparada para continuar a dar a resposta que está capaz de dar. Boa ou má, isso depois logo se vê, é a resposta que está capaz de dar”, afirmou Rui Rio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio: Centeno no Eurogrupo será “excelente notícia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião