Mariana Mortágua: Bloco garante apoio ao Governo, mas vai “voltar à CESE para as renováveis”

  • Marta Santos Silva
  • 30 Novembro 2017

"Nós vamos voltar a esta medida durante a legislatura", promete Mariana Mortágua sobre uma contribuição para as energéticas renováveis. "Quem fará a avaliação sobre a cedência do PS são os eleitores".

Mariana Mortágua garante que o Bloco de Esquerda vai regressar à sua proposta de alargar as contribuições extraordinárias da energia às empresas de renováveis, após o Partido Socialista ter recuado no seu apoio à medida e provocado o seu chumbo. “Nós vamos voltar a esta medida durante a legislatura”, disse a líder parlamentar bloquista entrevistada pela SIC Notícias. “Quem fará a avaliação sobre a cedência do Partido Socialista são os eleitores”.

Questionada sobre se esperaria uma nova reprovação da medida no regresso a esta proposta, Mariana Mortágua afirmou que existem outros caminhos possíveis para taxar as empresas de energias renováveis. “Há diversas medidas que podem ser feitas para reduzir o défice tarifário e procurar outros contributos”, afirmou. “E acreditamos que, sendo a medida justa, há todas as hipóteses” de uma aprovação no Parlamento.

Para Mariana Mortágua, este é um exemplo de como “o poder político cede perante o poder económico destas grandes empresas”, repetindo que se trata de uma cedência a um lóbi — algo que Carlos César, líder parlamentar do PS, rejeitou numa entrevista à mesma rubrica da SIC Notícias no princípio da semana. “Se não há ninguém que seja contra a medida, porque é que ela não vai para a frente?” perguntou a deputada bloquista.

Garantiu, porém, que o Bloco de Esquerda vai permanecer com o Governo até ao final da legislatura. “Se o Bloco estivesse à procura de pretextos para criar uma crise, este poderia ser um pretexto, mas não é isso que fazemos”, afirmou. “Nós não vamos falhar ao nosso compromisso. Não vamos faltar às pessoas a quem dissemos que iríamos repor rendimentos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mariana Mortágua: Bloco garante apoio ao Governo, mas vai “voltar à CESE para as renováveis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião