Grandes fundos lesados do BES boicotam emissão de dívida do BCP

Os grandes fundos vão boicotar a emissão de dívida do BCP, tal como já o tinham feito com a CGD. Estes investidores, entre os quais a Pimco e BlackRock, queixam-se do dinheiro perdido no BES.

O BCP está no mercado. Pretende emitir 300 milhões de euros em títulos de dívida para reforçar os seus rácios de capital, operação que não contará com a participação de grandes fundos de investimento internacionais, como é o caso da Pimco e da BlackRock. A explicação está no dinheiro perdido por estes investidores nas obrigações do Novo Banco que passaram para o BES.

“Não iremos participar na emissão de dívida” que o BCP está a realizar, refere um comunicado conjunto da Attestor Capital, BlackRock, CQS, Pimco, River Birch Capital e York Capital. O banco liderado por Nuno Amado pretende emitir 300 milhões de euros em obrigações a dez anos, que podem ser reembolsadas ao fim de um período de cinco anos. Contactado pelo ECO, o BCP não comenta.

“Decidimos [não participar] que os riscos associados ao investimento ativo em títulos de dívida pública ou privada portuguesa são proibitivos, já que o Banco de Portugal ainda não deu respondeu à decisão discriminatória de retransferir as obrigações do Novo Banco para o BES em 2015″, salienta. Em causa está a transferência de cinco séries de obrigações no valor de 2,2 mil milhões de euros do Novo Banco para o BES “mau”.

Estes fundos, que já tinham boicotado a emissão de dívida levada a cabo pela CGD, afirmam estarem “a aguardar para que sejam retomadas as conversações com as autoridades portuguesas de forma a encontrar uma solução rápida” e para que voltem a considerar “Portugal como um destino credível para os nossos investimentos”.

(Notícia atualizada às 17h47 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grandes fundos lesados do BES boicotam emissão de dívida do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião