Novo Banco tem de reduzir 75 balcões em 2017

  • Rita Atalaia
  • 19 Outubro 2016

António Ramalho diz que o Novo Banco ainda vai ter de fechar 75 balcões na primeira parte de 2017, ficando com 475 agências. A redução faz parte do plano de reestruturação acordado com a Europa.

António Ramalho diz que o Novo Banco ainda vai ter de reduzir 75 balcões no primeiro semestre do próximo ano. A redução faz parte do plano de restruturação do banco que foi assinado pelo Estado português e aprovado pelo seu maior acionista — o Fundo de Resolução.

O banco pretende reduzir “a rede de balcões de 637 em dezembro de 2015 para 550 no final de 2016 e 475 no final do primeiro semestre de 2017“, de acordo com uma apresentação revelada hoje pelo presidente do Novo Banco numa comissão parlamentar de trabalho e segurança social.

 

O Novo Banco também vai avançar com a redução da presença no exterior e focar-se na atividade doméstica. Vai, por isso, “vender as unidades internacionais NB Vénétie (França), Banco Internacional de Cabo Verde, Novo Banco Asia (Macau) e outras unidades do Grupo”. Para além disso, vai vender uma carteira de ativos não estratégicos. O banco não quer que os ativos não “core” excedam os 9 mil milhões de euros no final de 2016 e os 7,4 mil milhões de euros no final de junho de 2017.

 

Na comissão, António Ramalho disse que o plano de despedimentos está “definitivamente executado”. O presidente da instituição bancária diz que a “redução de 1000 colaboradores no Novo Banco, face a novembro de 2015, até ao final de 2016 (-13%) e de mais 500 até ao final do primeiro semestre de 2017” vai traduzir-se numa descida de 150 milhões e de 230 milhões de euros, respetivamente, nos custos operacionais.

“A redução de custos com pessoal foi de par com a redução dos restantes custos operativos que baixaram 24,1% entre janeiro e agosto de 2016″, lê-se na apresentação de António Ramalho.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco tem de reduzir 75 balcões em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião