Portugal já não supera ritmo de crescimento da UE. Há 14 países a crescer mais

  • Margarida Peixoto
  • 14 Novembro 2017

A União Europeia cresceu 2,5% em termos homólogos no terceiro trimestre de 2017. O número representa uma ligeira subida face aos 2,4% registados no trimestre anterior.

 

O PIB da União Europeia cresceu 2,5% no terceiro trimestre deste ano, revelou o Eurostat esta terça-feira, na sua primeira estimativa rápida. O número representa um ligeiro aumento face ao trimestre anterior e supera a expectativa dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para um crescimento de 2,3%. O valor implica também que Portugal deixou de crescer acima da média dos parceiros comunitários, passando a alinhar pelo mesmo ritmo.

Tal como o INE divulgou também esta terça-feira, a economia portuguesa cresceu 2,5% em termos homólogos, o mesmo que a média da União Europeia. Também a Zona Euro cresceu ao mesmo ritmo, de 2,5%. O próximo gráfico compara os crescimentos registados em Portugal e na zona euro.

Como crescemos face à média dos parceiros do euro?

Fonte: Eurostat

Comparando com o trimestre anterior, tanto a União Europeia como a zona euro cresceram 0,6%, desacelerando ligeiramente face aos 0,7% que tinham sido registados no período de abril a junho. Como o número corresponde apenas a uma primeira estimativa rápida, o Eurostat não revela os contributos para o crescimento.

Comparando Portugal com os parceiros comunitários para os quais há dados, a economia nacional registou um crescimento abaixo do verificado em 14 outras economias. Bélgica, Dinamarca, França, Itália e Reino Unido, em contrapartida, cresceram menos.

Quem cresce mais e quem cresce menos?

Fonte: Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já não supera ritmo de crescimento da UE. Há 14 países a crescer mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião