Seca: Armazenamento abaixo de 40% em metade das albufeiras

  • Lusa
  • 1 Novembro 2017

Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos revela que se regista uma descida da água armazenada em 10 bacias hidrográficas.

Quase metade de 60 albufeiras do país têm disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, segundo um relatório agora divulgado, que regista uma descida da água armazenada em 10 bacias hidrográficas.

“No último dia do mês de outubro de 2017 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez”, refere o Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

O boletim refere também que, das 60 albufeiras monitorizadas, três apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 28 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Segundo o SNIRH, os armazenamentos de outubro de 2017 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de outubro de 1990/91 a 2016/17, exceto para as bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Douro e Arade.

A bacia do Guadiana é a que regista atualmente a maior capacidade de armazenamento 66,5%, seguindo-se a do Douro (62,5%), do Cávado (60,1%), de Mira (54,4%), do Tejo (54,1%), do Barlavento (51.3%), do Mondego (49,2%), do Ave (42,7%) e do Oeste (40,7%).

De acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, a bacia que apresenta menor capacidade de armazenamento é a do Sado (20%), seguida da bacia do Lima (34%).

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seca: Armazenamento abaixo de 40% em metade das albufeiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião