Navigator puxa pelos lucros da Semapa

A "holding" fechou os primeiros nove meses com lucros de 78,1 milhões de euros. No terceiro trimestre, os lucros mais do que triplicaram face ao mesmo período do ano passado.

A Semapa fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 78,1 milhões de euros. Um crescimento de quase dois dígitos face ao período homólogo explicado pela contribuição dos resultados da Navigator para as contas da “holding”. A Secil perdeu menos, mas continua a registar prejuízos.

“O resultado antes de impostos cresceu 15,6% e o resultado líquido atribuível a acionistas da Semapa atingiu os 78,1 milhões de euros, crescendo 9,1% face a igual período do ano anterior”, refere a “holding” liderada por Pedro Queiroz Pereira. Olhando apenas para o terceiro trimestre, os lucros ascenderam a 34,7 milhões, mais do que triplicando face aos 10,6 milhões do trimestre homólogo.

Na contribuição para os resultados da “holding”, a Navigator destaca-se ao ter apresentado lucros de 95,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. A Secil, por seu lado, reduz o saldo positivo. Apesar do negócio dos cimentos ter melhorado, a contribuição para as contas consolidadas é negativa em sete milhões.

O EBITDA dos primeiros nove meses de 2017 aumentou cerca de 0,4% face a igual período do ano anterior, atingindo 375,7 milhões de euros. A margem consolidada situou-se nos 23,3%, 1,1 p.p. abaixo da registada no, período homólogo de 2016″, salienta a Semapa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O volume de negócios consolidado do Grupo Semapa nos primeiros nove meses de 2017 foi de 1.609,6 milhões de euros, resultando num crescimento de 5,2% face ao período homólogo. As exportações e vendas no exterior ascenderam a 1.222,9 milhões de euros, o que representa 76,0% do volume de negócios”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator puxa pelos lucros da Semapa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião