Folheie estes livros e aprenda a gerir as suas finanças

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Novembro 2017

Neste Dia Mundial da Poupanças, as dicas vêm em capítulos compilados entre uma capa dura. O ECO escolheu cinco livros para folhear, ler e reler e manter as suas finanças bem organizadas.

Não há nada errado em precisar de algumas dicas para manter as contas em dia, principalmente se estas vierem organizadas em capítulos e entre capas duras. E como existem tantos livros que o querem ajudar, o ECO escolheu os cinco indispensáveis deste ano, que não só falam de assuntos habituais do nosso dia-a-dia, como as compras ou as contas mensais, mas também de opções a longo prazo como os investimentos ou a educação dos seus filhos.

Quanto custa a felicidade? Não é cara…

Se a felicidade é o objetivo da maioria dos seres humanos, o dinheiro é um dos fatores que mais pesa. No entanto, para Janine Madeira, especialista em poupança e autora do blog Poupadinhos & Com Vales, a felicidade não é cara e começa com pequenas poupanças no dia-a-dia. Desde as idas ao supermercado, as refeições, as contas mensais, até à saúde, a autora deixa dicas para poupar até seis mil euros anuais. Para além disso, o livro inclui vales de desconto no valor aproximado de 200 euros. Tudo para ser feliz.

“Ser Feliz Não é Caro” de Janine Madeira

  • Editor: A Esfera dos Livros
  • Preço: 14,20 euros na Wook

Em caso de emergência chame o Doutor Finanças

Tal como vai ao médico quando o seu corpo não se sente bem, também pode ir ao Doutor Finanças quando as suas finanças não estão saudáveis. Agora, para além disso, pode ter as prescrições médicas em sua casa para aprender a evitar dúvidas, reduzir gastos, a poupar e a investir. Nas páginas deste livro pode aprender-se a fazer um orçamento familiar, constituir uma poupança e renegociar créditos pessoais, entre outros.

“Doutor Finanças – 3 passos para uma carteira saudável”, de João Morais Barbosa e João Raposo

  • Editor: Matéria Prima
  • Preço: 14,50 euros na Fnac

Dinheiro que cresce consigo

Uma das maiores preocupações ao longo da vida de trabalhador é conseguir manter a qualidade de vida após terminar esse período e entrar na reforma. Assim, torna-se necessário planear esta altura desde cedo e, como afirma Pedro Barata no seu novo livro, não precisa de muito dinheiro mas sim de saber como o multiplicar. Neste manual prático, que pode ser utilizado dos 20 aos 65 anos, pode encontrar truques para tomar as decisões de investimento mais prudentes e inteligentes.

“Como Fazer Crescer o Seu Dinheiro ao Longo da Vida”, de Pedro Barata

  • Editor: Planeta
  • Preço: 13,95 euros na Bertrand

O seu filho pode ser um génio das finanças. Só tem de o ensinar

Já sabe que é de pequenino que se enche o porquinho, mas é também de pequenino que o seu filho pode iniciar uma caminhada em direção a métodos de poupança bem mais complexos. Passo a passo, dos três aos vinte e três, este livro quer que os pais consigam incutir nos seus filhos conceitos financeiros e princípios de generosidade, produtividade e otimização.

“Make Your Kid A Money Genius (Even If You’re Not)”, de Beth Kobliner

  • Editor: Simon & Schuster (versão em inglês)
  • Preço: 13,59 libras na Amazon

São só trocos…

 

“São só uns trocos, não há problema”. Quem nunca disse estas palavras que atire a primeira pedra. É nestas pequenas irresponsabilidades que Dan Ariely encontra o propósito do seu livro, onde explica que os comportamentos irracionais mexem mais com o nosso orçamento do que o que nós pensamos. Além deste economista, o livro conta também com a ajuda do humorista Jeff Kreisler, para que nos possamos rir dos nossos próprios erros.

“Small Change: Money Mishaps and How to Avoid Them”, de Dan Ariely e Jeff Kreisler

  • Editor: Bluebird
  • Preço: 16,99 libras na Amazon

O ECO está, ao longo desta semana, a realizar um conjunto de trabalhos sobre a poupança, no âmbito do Dia Mundial da Poupança. Pode acompanhar estes artigos aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Folheie estes livros e aprenda a gerir as suas finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião