Cerca de 1.300 empresas tiraram a sede da Catalunha

  • ECO
  • 20 Outubro 2017

Um inquérito de uma associação de pequenas e médias empresas mostra o impacto do desafio independentista, que resultou em 1% das PME da associação retirarem as suas sedes da Catalunha.

Cerca de 1% das pequenas e médias empresas da associação Pimec, que junta as PME catalãs, já decidiram mudar a sua sede para fora da região da Catalunha, segundo um inquérito realizado pela própria organização. São 1.300 que já saíram, enquanto 2,2% das empresas ponderam sair, e 15,7% diz não saber ainda se o fará.

A pressão económica que se antevê devido ao referendo independentista e as suas consequências está a fazer muitas empresas repensar se pretendem manter-se na região. Para o presidente da Pimec, porém, o impacto não é assim tão grande: o inquérito também mostrou que 54% dos inquiridos nada temem no campo económico.

Segundo dados do registo de empresas em Espanha divulgados ontem, quinta-feira, eram 900 as empresas a mudar a sua sede social para fora da Catalunha desde o referendo.

Para o presidente da Pimec, este movimento para fora foi impulsionado pelo Governo de Madrid, que optou por fazer passar um decreto que facilitasse essa saída. “Nós os empresários fartámo-nos de pedir diálogo, mas se a resposta é prender pessoas e fazer decretos para se aproveitarem da situação, só vemos uma incapacidade de diálogo da parte dos políticos, de um lado e do outro”, disse Josep González ao El País.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 1.300 empresas tiraram a sede da Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião