Bolsas recuperam. Madrid em tensão com a Catalunha

Os principais índices bolsistas europeus abriram no vermelho, mas estão já a valorizar. A exceção é a bolsa espanhola que continua a sentir os receios dos investidores em torno da Catalunha.

Depois das quedas acentuadas perante o agudizar da tensão com a Catalunha, as bolsas europeias estão de volta aos ganhos. Apesar das quedas no arranque desta última sessão da semana, estão já a valorizar. Lisboa segue a tendência positiva das pares, mas Madrid continua a perder valor.

O PSI-20 abriu a sessão de sexta-feira com uma quebra de 0,08% para os 5,455.73 pontos, mas está já a ganhar 0,2%. O Stoxx 600, o índice que agrega as maiores empresas europeias, também esteve a perder, mas avança 0,23%, dando o mote aos restantes mercados. O IBEX-35, da vizinha Espanha cai, chegando a perder 0,16%, pressionado pela situação na Catalunha.

Por cá, as energéticas começaram por pressionar mas rapidamente recuperaram, apresentando ligeiras subidas. A Galp Energia abriu com uma quebra de 0,13% para os 15,705 euros e a EDP está inalterada, a cotar nos 3,02 euros. Isto num dia em que o barril de Brent, referência para a Europa nos preços do petróleo, se encontra a valorizar 0,51% para os 57,53 dólares.

A Jerónimo Martins e o BCP, dois dos pesos pesados do PSI-20, ajudam a bolsa nacional a recuperar da queda registada na última sessão. O retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos sobe 0,19% para os 15,70 euros e o banco liderado por Nuno Amado sobe exatamente na mesma medida para os 25,74 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas recuperam. Madrid em tensão com a Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião