Portugal é o 3º país da UE com mais despesa em pensões em percentagem do PIB

  • Lusa
  • 20 Outubro 2017

A despesa em pensões representa 15,6% do PIB português, enquanto na média dos países da UE é de 12,6%.

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE), depois da Grécia e de Itália, com mais despesas em pensões, em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), revelam dados hoje divulgados pelo Pordata.

De acordo com o portal estatístico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a despesa em pensões representa 15,6% do PIB português, enquanto na média dos países da UE é de 12,6%.

Itália, com 17,1% é o país que apresenta a maior despesa com pensões em percentagem do PIB e a Irlanda, com 6,4%, representa o país com o valor mais baixo da lista.

No Retrato de Portugal na Europa, lançado no âmbito do Dia Europeu das Estatísticas, a Pordata revela ainda que em Portugal por cada 100 ativos há 57,7% de pensionistas, ocupando o 11º. lugar da lista dos países da UE, com a Bulgária em primeiro lugar (64,8%) e Chipre em último (31%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o 3º país da UE com mais despesa em pensões em percentagem do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião