Revista de imprensa internacional

O evento do dia é o Congresso do Partido Comunista Chinês, onde se define o futuro de uma das maiores potências mundiais. As indefinições na Catalunha custam ao Sabadell e ao CaixaBank nove milhões.

No mundo dos negócios, a Sabadell e CaixaBank perdem nove milhões dadas as incertezas relativas à independência da Catalunha. Também o futuro da China está a ser definido, durante o Congresso do Partido Comunista chinês. Na justiça, o Tribunal Supremo alemão rejeita os pedidos dos tribunais para que a Alemanha abandone o programa de quantitative-easing do BCE. Nos EUA as acusações recaem sobre a mineira Rio Tinto.

El Confidencial

CaixaBank e Sabadell perdem nove milhões em depósitos

Os grandes bancos catalães começam a fazer contas ao impacto da tensão política provocada pelo processo independentista da Catalunha. CaixaBank, dono do BPI, e Sabadell admitem ter perdido cerca de nove milhões de euros em depósitos durante a semana após o referendo, com os receios em torno desta questão a levarem os clientes a resgatar o seu dinheiro. Dúvidas que já levaram as duas instituições financeiras a mudarem as suas sedes. Leia a notícia completa aqui (Conteúdo em Espanhol/ acesso livre)

BBC

EUA acusam empresa Rio Tinto de fraude

O Governo dos EUA acusa a produtora de minérios Rio Tinto de fraude, nomeando ainda dois executivos de topo entre as acusações. A fraude terá consistido na inflação do valor do carvão produzido em Moçambique e a não divulgação de perdas acumuladas. Esta, que é a segunda maior mineira do mundo, afirma que se vai defender “vigorosamente” das alegações, uma vez que acabou de resolver acusações de falta de transparência que visavam os mesmos projetos com a Britain’s Financial Conduct Authority. Neste caso, enfrentou uma multa de 36 milhões de dólares. Leia a notícia completa aqui (Conteúdo em inglês/ acesso condicionado)

Bloomberg

Supremo Tribunal Alemão mantém quantitative-easing do BCE

O Supremo Tribunal alemão rejeita a proposta avançada pelo tribunal alemão de excluir o Bundsbank do programa de quantitative-easing do banco central europeu. “Tendo em conta o elevado volume de compras pelo Bundsbank, interromper a compra de dívida iria pôr em risco o objetivo de aumentar a inflação acima de 2%”, argumentou o Tribunal Supremo esta quarta-feira. Leia a notícia completa aqui (Conteúdo em inglês/ acesso livre)

BBC

China vai entrar numa “nova era”

Na abertura do congresso do Partido Comunista Chinês, o Presidente chinês, Xi Jinping diz que a China entrou numa “nova era” e realça o “rápido progresso” que se tem vindo a verificar debaixo do “socialismo com características chinesas”, servindo de exemplo para outros países. Esta conferência, que se realiza a cada cinco anos, determina não só a direção que o país seguirá no futuro como também qual será o representante da República chinesa no próximo mandato. É esperado que este papel seja assumido novamente por Xi Jinping. Leia a notícia completa aqui (Conteúdo em inglês/ acesso livre)

The Guardian

A mala mais cara do mundo está à venda

A mala mais cara do mundo está à venda. A Mouawad 1001 Nights Diamond Purse tem um preço original de 3,8 milhões de dólares e vai agora a leilão. No preço pesam os mais de 4.500 diamantes, o ouro de 18 quilates e as 8.800 horas que levou a ser produzida à mãe. A peça é da autoria do joalheiro Robert Mouawad e consta do livro dos recordes do Guinness. Leia a notícia completa aqui (Conteúdo em inglês/ acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião