Vieira da Silva: Portugal é um “país com demasiada pobreza”

  • Lusa
  • 17 Outubro 2016

Vieira da Silva diz que a maior prioridade é o combate à pobreza infantil. No Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza, sublinha o reforço do abono de família.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, diz que Portugal é um “país com demasiada pobreza”, uma situação que “é urgente” mudar, sendo a “maior prioridade” o combate à pobreza infantil.

Erradicar a pobreza tem de ser a ambição maior da nossa sociedade, tem de ser a ambição maior das nossas gerações”, defende Vieira da Silva, numa mensagem divulgada no ‘youtube’ e no ‘twitter’ oficial do Governo e do ministério, para assinalar o Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza, comemorado hoje.

 

Na mensagem, o ministro afirma que “a pobreza muitas vezes quer dizer guerra”, “refugiados”, “idosos abandonados” e “crianças sem apoio” e “quase sempre quer dizer desemprego” e “tantas vezes quer dizer desigualdade”.

Aludindo à situação em Portugal, o ministro afirma que é um “país com demasiada pobreza”, situação que é preciso combater. “Naturalmente que temos de ter prioridades, e a maior prioridade é o combate à pobreza infantil, aquela que, se não for contrariada, vai perpetuar o ciclo geracional de exclusão e de desigualdade”, defende Vieira da Silva.

E “o caminho” para a combater – salienta – passa por reforçar o apoio às famílias com crianças mais jovens, até aos três anos, garantindo tanto do seu futuro. Nesse sentido, anuncia, vai ser reforçado em 2017 o abono de família. Mas o caminho, acrescenta, também passa por “contrariar o abandono e o insucesso escolar e garantir a todas as crianças o direito à edução pré-escolar”.

A nível da saúde, o objetivo é “assegurar que todas as crianças têm o apoio médico necessário”.

“Estes são objetivos de quem governa, são objetivos das políticas públicas, mas são objetivos que têm de mobilizar toda a sociedade para que erradicar a pobreza não seja apenas mais uma bela utopia”, salienta o ministro Vieira da Silva na mensagem.

Segundo um estudo divulgado em setembro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, chamado “Portugal Desigual”, o número de pobres aumentou, entre 2009 e 2014, em 116 mil (para 2,02 milhões), com um quarto das crianças e 10,7% dos trabalhadores a viverem abaixo do limiar da pobreza (6,3% em privação material severa).

Hoje, um em cada cinco portugueses vive com um rendimento mensal abaixo de 422 euros, adianta o estudo, segundo o qual os rendimentos dos portugueses tiveram uma quebra de 12% (116 euros por mês) naquele período.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vieira da Silva: Portugal é um “país com demasiada pobreza”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião