FC Porto com prejuízos de 35 milhões, passivo sobe 40 milhões

SAD portista voltou a fechar as contas em terreno muito negativo. Diz que cumpriu acordo com UEFA para o primeiro ano, depois de esforço de controlo de custos. Mas o passivo sobe 40 milhões.

O FC Porto voltou a fechar a época com resultados negativos pela segunda temporada consecutiva. Depois dos prejuízos históricos de 58 milhões de euros em 2015/2016, a SAD azul e branca obteve um resultado líquido negativo de 35 milhões de euros na época 2016/2017. Mesmo num contexto de esforço de redução dos custos.

Sob supervisão apertada da UEFA, os dragões precisavam de melhorar as suas contas para evitar penalizações da parte do organismo europeu. E conseguiram-no na medida em que conseguiu reduzir o os prejuízos: “A SAD cumpriu com o compromisso assumido com a UEFA para 2016/2017, no âmbito do Settlement Agreement, tendo atingido um deficit inferior ao definido como tolerância neste primeiro ano do acordo assinado em junho de 2017“, segundo o relatório e contas divulgado esta quinta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Estes resultados são explicados sobretudo em função de duas rubricas: receitas e despesas. A SAD nota que houve um esforço para controlar os custos: desceram ligeiramente dos 124,4 milhões para os 121,8 milhões, isto sem contabilizar gastos com transferências que foram praticamente zero. Do outro lado, os proveitos (também excluindo vendas de atletas) subiram dos 75 milhões para os 98 milhões.

Contas feitas, o resultado operacional (sem incluir negócios com jogadores) registou um défice de 22,8 milhões de euros, melhorando visivelmente face aos 50 milhões de perda na época anterior. Já depois de incluir as vendas de jogadores, como de André Silva por 40 milhões para o AC Milan, o resultado operacional ficou em -18,3 milhões de euros.

A SAD portista destaca que o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) está agora em terreno positivo: melhorou para os 22,8 milhões de euros face aos 8,7 milhões da época 2016/2017.

Face aos prejuízos de 35 milhões, o FC Porto anunciou que a SAD está agora com capitais próprios negativos em 9,1 milhões de euros, com a incorporação do resultado líquido negativo obtido no período”. Outros dois destaques: o passivo aumentou em quase 40 milhões para 387,6 milhões com a sociedade a justificar esta subida com o pagamento da última prestação do project finance para a construção do Estádio do Dragão; o ativo cresceu 3,4 milhões para os 378,4 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto com prejuízos de 35 milhões, passivo sobe 40 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião