Restaurantes de Lisboa faturam 187 milhões de euros com hóspedes da Airbnb

  • ECO
  • 21 Setembro 2017

Os hóspedes gastaram mais 79 milhões de euros nos restaurantes de Lisboa do que no período anterior. Em Portugal, o impacto foi de 1,07 mil milhões de euros em 2016.

Os hóspedes do Airbnb gastaram 187 milhões de euros nos restaurantes de Lisboa, desde setembro de 2016. A nível mundial, foram gastos 5,4 mil milhões de euros em restaurantes espalhados por todo o mundo.

A plataforma de alojamento Airbnb revelou que os seus hóspedes gastaram 187 milhões de euros nos restaurantes da cidade de Lisboa, nos últimos doze meses, mais 79 milhões face ao período homólogo anterior. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, num relatório enviado pela empresa, que envolveu 44 cidades do mundo.

A Airbnb adianta que, em 2016, os seus hóspedes tiveram um impacto económico de 1,07 mil milhões de euros em Portugal e que no primeiro trimestre de 2017, a plataforma contribuiu com 1,1 milhões de euros de taxa turística ao município de Lisboa. Em média, um português que partilhe a sua casa durante 39 noites por ano, lucra uma média de 3,6 mil euros por mês de rendimento extra.

Nas dez cidades europeias incluídas no relatório, onde constam Paris, Londres e Lisboa, os hóspedes gastaram mais de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 700 milhões face ao período anterior.

A Airbnb adianta que os hóspedes estão cada vez mais dispendiosos, gastando em média entre 33 e 83 euros por noite. Quase metade (43%) dos gastos são feitos nas zonas onde estão alojados e 56% deles que poupam dinheiro ao reservar um alojamento pela Airbnb gasta mais em comida e compras. A maioria dos hóspedes (75%) prefere ficar alojado fora dos principais bairros de hotéis, beneficiando os cafés locais e os negócios familiares.

"Quando as pessoas viajam utilizando a Airbnb, ajudam a assegurar que os benefícios do turismo são desfrutados por muita gente e não ficam apenas nas mãos de alguns, apoiando assim as comunidades locais.”

Arnaldo Muñoz

Diretor geral da Airbnb para Espanha e Portugal

A Airbnb iniciou recentemente uma parceria com a aplicação de reservas de restaurantes Resy, onde os hóspedes vão poder fazer reservas nos melhores restaurantes diretamente através da aplicação e do website da Airbnb. O serviço de reservas entra em funcionamento a partir desta quinta-feira e está disponível em 16 cidades dos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Restaurantes de Lisboa faturam 187 milhões de euros com hóspedes da Airbnb

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião