5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 21 Setembro 2017

Ficamos a saber quanto se endividou a economia portuguesa, o que prevê o BCE para a economia europeia e quais os hábitos de transportes dos portugueses.

É uma quinta-feira animada para quem acompanha as previsões da economia mundial. O Banco Central Europeu divulga o boletim económico que está na base das suas decisões monetárias, Draghi fala, em Frankfurt, na abertura de uma conferência do Conselho Europeu de Risco Sistémico, e também há novidades do Banco do Japão (BOJ) que deve manter a mesma política.

Banco de Portugal revela endividamento da economia

Mais uma estatística do Banco de Portugal para conhecer melhor a economia portuguesa: o banco central revela informação sobre Certificados e endividamento da economia. No mês de agosto, o endividamento atingiu um novo máximo, numa tendência de subida que já se registava.

O português vai de metro ou autocarro?

Quem andou mais de metro, de autocarro, de comboio? Como estão a mudar os hábitos dos portugueses? O Instituto Nacional de Estatística (INE) responde ao divulgar esta quinta-feira os dados relativos à atividade dos transportes no segundo trimestre de 2017, que ajudam a perceber melhor como é que os portugueses se deslocam e quais as tendências de mudança.

Draghi abre conferência de Risco Sistémico

É o governador do Banco Central Europeu (BCE) quem vai abrir a conferência anual do Conselho Europeu de Risco Sistémico, em Frankfurt, esta quinta-feira. Às suas declarações seguir-se-ão também, por exemplo, as do vice-presidente do BCE Vítor Constâncio e também do Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. A conferência começa às 15h30, hora alemã.

BCE apresenta o boletim económico

O Banco Central Europeu apresenta esta quinta-feira, também em Frankfurt, o seu boletim económico. O boletim, que costumava ser mensal mas é agora publicado oito vezes por ano, serve para mostrar qual a base económica das decisões tomadas. O boletim de setembro, como os de março, junho e dezembro, analisa mais a fundo as projeções macroeconómicas que se anteveem.

A política monetária do Japão mantém-se?

O BOJ anuncia esta quinta-feira a sua decisão de política monetária mais recente, mas os especialistas não esperam que haja grandes novidades — as taxas de juro deverão manter-se próximas das atuais, já que os objetivos estão lentamente a ser cumpridos. O governador do Banco Central, Haruhiko Kuroda, fará uma conferência de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião