Bloomberg já viu imagens do novo iPhone. E fala em “mudança”

O jornalista de tecnologia Mark Gurman já teve acesso a imagens do novo iPhone 8, um modelo que vai assinalar os dez anos do lançamento do produto. Diz que vai mudar a forma como se usa o aparelho.

O novo iPhone deverá mudar a forma como milhões de utilizadores estão habituados a interagir com o telemóvel. A Bloomberg garante que viu imagens do novo aparelho e indica que a Apple decidiu eliminar o conceito do botão inicial, algo que existe no iPhone desde que foi lançado em 2007.

Ainda não há data marcada para o lançamento, mas os últimos rumores apontam para um evento no próximo dia 12 de setembro. A data ganhou força e credibilidade depois de a agência Dow Jones, do The Wall Street Journal, ter garantido que o habitual evento de outono da Apple vai mesmo acontecer nesse dia.

Segundo o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, conhecido pelas fontes que tem no interior da marca da maçã, a empresa deverá lançar três modelos este ano. O mais musculado será uma edição especial para assinalar os dez anos do produto e não deverá ter botão inicial, nem mesmo um substituto digital, ao contrário do que se acreditava até aqui.

Em vez de um botão, gestos

De acordo com a agência, para esse modelo — que deverá ser também o mais caro –, a Apple testou uma nova tecnologia que substitui as funções do antigo botão por… gestos no ecrã. Será uma forma diferente de executar tarefas básicas que os utilizadores fazem dezenas (centenas?) de vezes por dia, como desbloquear o telemóvel para aceder à grelha das aplicações.

Entre esses novos gestos estará o deslizar de baixo para cima numa nova barra de software no interface do aparelho para abrir o telemóvel, ou um gesto semelhante dentro das aplicações para as funções de multitarefa. Deslizando novamente para cima irá minimizar a aplicação. A grelha permitirá seis linhas de aplicações, num total de 24 ícones por ecrã.

A Apple ainda não confirmou qualquer informação sobre o dispositivo, que deverá sofrer este ano a maior remodelação que o produto alguma vez viu numa década de existência. Além do mais, não é certo o que a marca fará ao sensor de impressões digitais Touch ID, até aqui embutido no botão inicial do telemóvel.

De resto, este novo modelo do iPhone deverá ter um tamanho equivalente ao do iPhone 7, mas com um ecrã maior, dado o esforço de reduzir as margens nos ecrãs dos telemóveis, uma tendência no mercado introduzida pela concorrente Samsung.

Espera-se que a empresa de Tim Cook inclua também, pela primeira vez, ecrãs OLED nesta versão do telemóvel. Para os utilizadores, isso significa cores mais naturais e contrastadas, pelo que a cor negra do ecrã será praticamente indistinguível da cor preta da parte frontal do aparelho.

O vidro do ecrã também deverá ser curvo à frente e atrás do telemóvel, com um rebordo lateral em aço inoxidável. A ideia passará também por habilitar os carregamentos sem fios via placa indutora de energia, como já acontece em alguns modelos Android.

As novidades, segundo a Bloomberg

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloomberg já viu imagens do novo iPhone. E fala em “mudança”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião