Só 18% dos fundos europeus foram gastos em prevenção de incêndios

  • ECO
  • 25 Agosto 2017

Cerca de 70% das verbas alocadas à "redução de incêndios florestais" foi canalizada para a compra de veículos de combate e para obras nos quartéis de bombeiros.

Dos 56 milhões de euros alocados para o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que tem como objetivo a “redução de incêndios florestais”, a maior parte não foi aplicada na prevenção mas sim em meios de apoio ao combate. Os bombeiros receberam 40 milhões de euros, enquanto apenas 10,2 milhões foram canalizados para a Instalação de Redes de Defesa da Floresta contra Incêndios.

O valor é avançado pelo Público (acesso condicionado), detalhando que o destino desses 40 milhões de euros foi a compra de veículos para as corporações de bombeiros ou para a construção, modernização e ampliação de quartéis, quando deveria ter sido a floresta ou o ordenamento florestal. Os restantes 5,8 milhões de euros foram aplicados em Ações Inovadoras para a Prevenção e Gestão de Riscos, em Instrumentos de Planeamento, Monitorização e Comunicação e em Ações de Comunicação e Sensibilização para Prevenção de Incêndios Florestais.

Em resposta ao jornal, os gestores do PO SEUR afirmam que não é feita uma distinção “taxativa” entre a “perspetiva de prevenção ou de combate”, sendo que “o reforço das condições de operação das entidades responsáveis pelo combate aos incêndios reforça também a sua prevenção e a minimização dos seus efeitos”. Foram, no total, 64 os quartéis a serem financiados por este programa.

O maior projeto de proteção e ordenamento do território a candidatar-se aos fundos do programa foi apresentado pela Câmara de Viana do Castelo para proteger a floresta das encostas do Monte de Santa Luzia e teve direito a uma fatia de 377 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só 18% dos fundos europeus foram gastos em prevenção de incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião