Receios nucleares “limparam” um bilião das bolsas mundiais

Wall Street recupera esta sexta-feira apesar de novo ataque verbal de Trump contra a Coreia do Norte. Bolsas mundiais já perderam um bilião de dólares esta semana com tensões nucleares.

Wall Street volta esta sexta-feira a subir, apesar da imparável escalada das tensões entre Washington e Pyongyang. Ainda esta quinta-feira Donald Trump voltou a avisar os norte-americanos de que possivelmente as suas palavras de “fogo e fúria” terão sido demasiado suaves e hoje repete a ameaça na sua conta de Twitter: “As soluções militares estão agora preparadas, bloqueadas e carregadas”.

O tom das ameaças disparou esta semana. Do lado da Coreia do Norte, as palavras também não foram contidas. O regime de Kim Yong-un anunciou que está a finalizar planos para lançar quatro mísseis sobre a ilha de Guam, onde os EUA detêm interesses militares. Está tudo em sobressalto e, na fuga de ativos arriscados, as bolsas já perderam um bilião de dólares esta semana, de acordo com a agência Reuters.

Do outro lado do Atlântico, a tendência negativa encontra hoje algum alívio, com o índice de referência mundial S&P 500 a recuperar 0,14%, depois de ter registado ontem a pior sessão em quase três meses. Também o industrial Dow Jones, que ainda esta semana atingiu um máximo de sempre, avança 0,19% e o tecnológico Nasdaq cai 0,22%.

“Não sabemos o que vai acontecer a seguir com esta situação relacionada com a Coreia do Norte”, referiu o estratega Neil Mellor, do BNY Mellon FX. “A retórica desta vez subiu para um nível diferente e o mercado não pode assumir esse risco”, explicou.

Neste cenário, os investidores estão a procurar refúgio em ativos considerados mais seguros. É o caso do ouro. A onça do metal amarelo valoriza mais de 2% esta semana, apesar de registar uma ligeira quebra na sessão deste sexta-feira.

Em termos empresariais, destaque para as ações do Snap, dona da rede social de mensagens instantâneas Snapchat. Afundam 12,42% para 12,06 dólares, depois de ter voltado a desiludir os analistas com um crescimento de receitas e utilizadores aquém do esperado no segundo trimestre do ano.

Ações do Snapchat afundam após maus resultados

Fonte: Bloomberg

"Não sabemos o que vai acontecer a seguir com esta situação relacionada com a Coreia do Norte. A retórica desta vez subiu para um nível diferente e o mercado não pode assumir esse risco.”

Neil Mellor

BNY Mellon FX

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receios nucleares “limparam” um bilião das bolsas mundiais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião