Agência chinesa baixa rating do Novo Banco

O banco liderado por António Ramalho viu o seu rating ser diminuído pela agência de notação financeira chinesa Dagong.

Na sequência da decisão do Novo Banco de 24 de julho, a agência de rating Dagong Europe decidiu efetuar um downgrade aos ratings do crédito de longo prazo do banco. Em causa está a opção da instituição liderada por António Ramalho que anunciou na segunda-feira uma proposta de troca de obrigações por cash, avaliando a dívida a preços de mercado.

A decisão da Dagong Europe — agência controlada por chineses sediada em Itália — foi comunicada esta quinta-feira à Comissão do Mercado e Valores Mobiliários. “A Dagong Europe decidiu hoje [esta quinta-feira] efetuar o downgrade dos ratings de crédito de longo prazo do NOVO BANCO, S.A. e sucursais, de ‘CCC+’ para ‘C’ e o watch foi alterado de ‘Evolving’ para ‘Negative'”, lê-se no comunicado. Ou seja, passou de “em evolução” para “negativo”.

O rating da dívida de curto prazo foi mantido em ‘C’. A última avaliação tinha sido realizada a 20 de abril. Contudo, o anúncio do Novo Banco sobre como iria ser a proposta de troca de dívida para constituir uma almofada adicional de capital (500 milhões de euros) levou a uma mudança da avaliação da agência chinesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência chinesa baixa rating do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião