Sonangol perdeu mais de 365 milhões com investimento no Millennium BCP desde 2007

  • Lusa
  • 13 Julho 2017

O investimento da Sonangol no banco português Millennium BCP, em que detém uma posição de 14,87% do capital social, “é estratégico", mas já representa uma perda potencial de 365,7 milhões.

A informação consta do último relatório e contas da concessionária estatal, liderada desde junho de 2016 pela empresária angolana Isabel dos Santos, que recorda que o investimento da Sonangol no banco português começou em 2007, então com 180 milhões de ações (que no final de 2015 chegaram a cerca de 10,53 mil milhões), inicialmente no valor de 525,6 milhões euros.

Dez anos depois, o saldo desse investimento representa um “justo valor”, nas contas de 2016, de 150,4 milhões de euros, contra o saldo inicial de 516,1 milhões de euros nas contas do final de 2015, além de um peso na estrutura acionista que passou de 17,84% (2015), para 14,87%, devido ao aumento de capital realizado pelo Millennium BCP.

“A participação da Sonangol no BCP tem tido sempre um cunho estratégico, já que é um suporte relevante para a diversificação do seu investimento, em geografias como África e a Europa, e acentua a natureza e vocação internacional da empresa”, escreve a petrolífera, no seu relatório e contas.

"A participação da Sonangol no BCP tem tido sempre um cunho estratégico, já que é um suporte relevante para a diversificação do seu investimento, em geografias como África e a Europa, e acentua a natureza e vocação internacional da empresa.”

Relatório e Contas da Sonangol

Acrescenta que “apesar da desvalorização prolongada em bolsa”, o BCP tem “feito progressos na implementação do seu Plano de Restruturação” e com isso “tornou-se o banco mais eficiente em Portugal”, apresentando “grandes sucessos na desalavancagem financeira”.

Em dezembro de 2016, a presidente do conselho de administração da Sonangol, Isabel dos Santos, confirmou que a petrolífera angolana pediu um reforço da participação no capital do banco português Millennium BCP, cujo maior acionista passou a ser o grupo chinês Fosun.

“A participação da Sonangol no banco Millennium BCP continuará e foi efetuado um pedido de reforço da participação da mesma”, disse Isabel dos Santos, sem concretizar valores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonangol perdeu mais de 365 milhões com investimento no Millennium BCP desde 2007

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião