O que diz a mensagem dos hackers?

  • ECO
  • 12 Maio 2017

O pagamento, em bitcoin, tem de ser feito em sete dias. Depois disso, os documentos deixam de poder ser recuperados, avisa a mensagem que surge nos computadores afetados.

Os computadores afetados pelo ataque informático desta sexta-feira recebem uma mensagem que, em três questões, dá conta dos passos necessários para recuperar os documentos criptografados.

“O que aconteceu ao meu computador?” É esta a primeira pergunta. Os hackers explicam que muitos dos documentos, fotos e outros arquivos do utilizador deixaram de estar acessíveis porque foram criptografados. E avisam que não vale a pena perder tempo a procurar forma de recuperar estes dados: “ninguém pode recuperar seus arquivos sem o nosso serviço de descriptografia”, avançam.

“Posso recuperar os meus arquivos?” Os hackers garantem que sim mas alertam para a falta de tempo. Desde logo, é dada a possibilidade de descriptografar alguns arquivos gratuitamente. Mas para ir mais longe, é preciso pagar em três dias. Depois disso, o preço duplica. E se o pagamento não for feito em sete dias, a recuperação de dados torna-se impossível. “Teremos eventos gratuitos para os usuários que são tão pobres que não poderiam pagar em 6 meses”, acrescenta a mensagem.

“Como eu pago?” É na última resposta que se percebe que o pagamento tem que ser feito através de bitcoin.

Em baixo, pede-se o envio de 300 dólares em bitcoin para um endereço específico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que diz a mensagem dos hackers?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião