Venda ao Lone Star faz cair administração do Novo Banco

O Novo Banco tem um novo chairman e novos administradores executivos, mas o mandato desta equipa cessa no momento da assinatura do acordo de venda ao Lone Star.

O Novo Banco tem uma administração reforçada nas últimas semanas com a nomeação de um chairman — Rui Cartaxo — e novos administradores executivos na equipa de António Ramalho, mas o ECO sabe que o mandato cessará no momento em que o acordo de venda for assinado com o Lone Star.

O Banco Central Europeu (BCE) aprovou a nova administração do Novo Banco, onde se inclui Rui Cartaxo para a função de chairman da instituição, no passado dia 7 de abril, e os nomes foram divulgados pelo Novo Banco logo nos dois dias seguintes. Ora, a entrada de novos administradores já era conhecido há algumas semanas, o ECO revelou, de resto, em primeira mão a entrada dos novos executivos, e o Novo Banco aguardava a aprovação do BCE. Só que, entretanto, corre uma operação de venda e, mesmo antes da formalização da entrada de novos administradores, o governo anunciou no dia 31 de março o acordo com o fundo Lone Star.

O Lone Star já disse publicamente que gostaria de continuar com António Ramalho na presidência executiva, mas o ECO sabe que já não vê da mesma forma o nome de Rui Cartaxo e de outros administradores executivos.

Oficialmente, ninguém comenta, mas uma fonte que acompanha a negociação garantiu ao ECO que nos termos de acordo, a administração cessa funções no momento da assinatura do acordo de venda. Dito de outra forma, os administradores que entraram nas últimas semanas não terão direito a qualquer indemnização por interrupção do mandato, porque o mandato cessa formalmente e começará um novo.

O conselho de administração do Novo Banco é liderado por Rui Cartaxo, que assume o cargo de chairman. O antigo presidente da REN era, até agora, consultor do conselho de administração do Banco de Portugal.

Já a comissão executiva continua a ser liderada por António Ramalho, e conta com novos nomes: Isabel Ferreira, antiga presidente do Best, fica com a pasta da rede de particulares; Vítor Fernandes, saiu da administração da ECS Capital para ficar com a rede de empresas; Luísa Soares da Silva, anteriormente partner da sociedade MLGTSS, ficará responsável pela área jurídica; Rui Fontes, que já estava no Novo Banco como diretor de risco, passa para a administração do banco; e José Eduardo Bettencourt, que já tinha sido chefe de gabinete do anterior presidente, também passa para a administração, mas, neste caso, ainda aguarda a aprovação do BCE. Além destes novos administradores, Jorge Cardoso é o CFO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda ao Lone Star faz cair administração do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião