Samsung: Assistente virtual do Galaxy S8 só sabe falar coreano

A Bixby, uma das funcionalidades-chave do novo Galaxy S8, só vai aprender inglês em maio. Para já, a assistente virtual só reconhece coreano. O telemóvel chega ao mercado a 21 de abril.

Quando o Galaxy S8 chegar ao mercado, a assistente virtual Bixby ainda não vai saber falar inglês.Flávio Nunes/ECO

A Bixby, uma das principais funcionalidades do Samsung Galaxy S8, não vai estar totalmente disponível a 21 de abril, o dia em que o telemóvel chega ao mercado. O topo de gama foi apresentado no final de março e a assistente virtual, que executa comandos de voz e dá informações com base nas preferências do utilizador, foi das novidades mais enaltecidas pela marca sul-coreana. O problema é que, para já, não vai suportar inglês — só coreano.

Já se sabia que a Bixby não ia suportar o português de Portugal no momento do lançamento do Galaxy S8. Aliás, nem é certo que alguma vez o venha a fazer. Porém, era expectável que a língua inglesa fosse suportada pela assistente virtual logo no lançamento, o que, segundo informações apuradas pelo The Wall Street Journal, já só deverá acontecer em maio (acesso pago).

A Bixby é a aposta da Samsung para concorrer contra as soluções já existentes no mercado. No entanto, a empresa vai concorrer mais diretamente com a Siri, a assistente da Apple incluída em todos os aparelhos da marca da maçã. Ao mesmo tempo, a Google também já apresentou um assistente idêntico, a que chamou de Google Assistant, e que deverá ser incluído nos modelos Android mais recentes — incluindo, claro, o próprio Samsung Galaxy S8.

Somando à ausência da língua inglesa na Bixby o facto de o assistente da Google, que suporta um conjunto alargado de idiomas, já vir incluído no novo telemóvel da Samsung, estes não são pontos a favor da marca sul-coreana, que deposita neste modelo todos os esforços para recuperar do fiasco do Note 7.

Ainda assim, apesar de só suportar comandos de voz em coreano, a Bixby estará presente no Galaxy S8 através de um painel especial semelhante ao antigo Google Now. Nele irão constar informações contextuais relevantes para o utilizador, bem como outras selecionadas com base nos interesses do mesmo. Para tal, a Samsung recorre à inteligência artificial, uma tecnologia cada vez mais desenvolvida e cada vez mais presente no setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Samsung: Assistente virtual do Galaxy S8 só sabe falar coreano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião