Novo Banco. 600 milhões não chegam para resolver problema dos grandes investidores

  • ECO
  • 30 Março 2017

Para resolver o problema dos grandes investidores que sofreram perdas com a resolução do BES, 600 milhões de euros não chegam, avança o Expresso.

600 milhões de euros não chegam — os grandes investidores “nunca aceitarão” um acordo que preveja uma indemnização deste montante, adianta uma fonte do grupo, liderado pela BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, e pela Pimco, um dos maiores investidores em dívida, ao Expresso. Na quarta-feira, a Bloomberg tinha noticiado que as autoridades nacionais estão em negociações com os grandes investidores para chegar a um entendimento, tendo avançado este valor.

De acordo com o jornal, os grandes investidores argumentam que os 600 milhões de euros correspondem apenas ao valor que lhes é legalmente devido. O número foi calculado pela consultora Deloitte e corresponde às responsabilidades do Novo Banco para com aqueles credores, por terem perdido 2.200 milhões de euros com a transferência de obrigações para o banco mau (o BES).

A fonte ouvida pelo Expresso confirma a existência de contactos com as autoridades nacionais, mas recusa que estejam a decorrer verdadeiras negociações sobre o assunto.

Em causa está a decisão do Banco de Portugal, tomada já depois da data da resolução, de redefinir o perímetro do Novo Banco e do BES, transferindo linhas de obrigações para o banco mau que, num primeiro momento, tinham ficado no Novo Banco. Os mercados foram surpreendidos por esta decisão e o grupo de grandes investidores garante que não investirá em dívida portuguesa enquanto não for alcançado um entendimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco. 600 milhões não chegam para resolver problema dos grandes investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião