Galp multada em Espanha por manipular preços do gás

A CNMC aplicou uma coima de 80.000 euros à Galp Gas Natural em Espanha, por manipulação do mercado.

A Comissão Nacional dos Mercados e da Competência (CNMC) multou a Galp Gas Natural, empresa da Galp Energia, por manipulação do mercado organizado de gás. A coima aplicada à petrolífera nacional será de 80.000 euros.

De acordo com a nota de imprensa, está em causa uma “infração grave”, que viola a “integridade e a transparência do mercado”. “A CNMC comprovou que a Galp Gas Natural, S.A. levou a cabo uma série de comportamentos anómalos, no dia 17 de janeiro de 2017, aquando da negociação” no mercado de gás, refere o regulador.

“A empresa comprou o gás com entrega a 18 de janeiro de 2017 por um preço 7% mais elevado ao que tinha vendido apenas minutos antes. Isto com o objetivo de fixar o preço final diário do produto num nível artificialmente alto“, através de transações pelo volume de negociações mínimo permitido, explica o regulador.

Esta operação aconteceu apenas três segundos antes do fecho da negociação do mercado, marcando, assim, um preço do produto diário acima do resto dos preços de referência.

Inicialmente, a sanção imposta foi de 100.00 euros, consoante as multas que a Lei prevê para estes casos. Contudo, o valor foi reduzido em 20% (para os 80.000 euros), “por ter sido [logo] voluntariamente pago pela Galp Gas Natural”.

Em declarações ao ECO, a Galp referiu que a operação em causa foi realizada em condições normais de mercado, “sem qualquer intenção de manipulação dos preços do gás natural” e “da qual não decorreu qualquer benefício para a empresa ou prejuízo para o mercado”.

Para a petrolífera, o valor da multa revela ainda “o reduzido grau de gravidade que o próprio regulador atribuiu a esta situação”.

No mesmo processo, foi também multada a Multienergía Verde, comercializadora de luz e gás, por motivo semelhante. À empresa espanhola foi aplicada uma coima de 120.000 euros, por “manipulação e tentativa de manipulação do mercado de gás”.

(Notícia atualizada com mais informação às 13h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp multada em Espanha por manipular preços do gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião